Desde nova que adorava os croissants de gila / chila, a minha escolha ia sempre para estes mesmo se houvessem croissants de chocolate, mas também gosto muito de croissants de chocolate: podem ver a receita em: Croissants de Chocolate. Desde que me tornei vegan, nunca mais tinha comido croissants de gila e sempre que via à venda as abóboras chila / gila, ficava com ideia de como seria fazer o doce agora vegan, para poder claro, fazer os croissants de gila / chila. Podem ver como preparar a receita em Doce de Abóbora Chila / Gila.

Também os frutos vermelhos são ótimos para sobremesas e por isso optei também por fazer croissants de frutos vermelhos. É muito simples de preparar, porque não é necessário fazer o doce de frutos vermelhos para poderem utilizar nos croissants. Como vão ao forno, derretem um pouco e assim não têm de utilizar mais açúcar para preparar o doce. Apenas têm de colocar os frutos vermelhos na massa e fechar o croissant.

Os croissants podem ser consumidos ao pequeno almoço ou ao lanche, pois podem ainda optar por os preparar simples e servir com manteiga / creme vegetal para barrar, queijos vegans, compotas, doces ou frutas frescas.

Estes croissants são muito rápidos de preparar e ficam deliciosos. Utilizei a massa folhada do Lidl porque é aquela que encontro sem ingredientes de origem animal. Mas podem preparar a massa folhada caseira do livro que lancei recentemente Cozinha 100% Vegetal e Saudável – disponível nas livrarias: fnac.pt, bertrand.pt, Supermercados: Jumbo e Continente e ainda online na www.wook.pt, http://almedina.net, Loja Veggitable e outras.

Preparei mais algumas receitas com esta massa folhada, para vos trazer algumas ideias como podem utilizar as massas folhadas – podem ver outras ideias em Massa Folhada.

A calda para pincelar que utilizei foi a Calda para Pincelar Massas de Forno, uma que inventei para as minhas massas de forno, para substituir os ovos, ou melhor a gema do ovo. Esta calda é muito mais saudável, sem colesterol mau e com ética, dá uma textura e um sabor deliciosos às massas de forno, que ficam também com uma tonalidade apetitosa.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Médio
Duração 45 m
Serve 6
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • Doce de Chila / Gila, a gosto
  • 18
    Framboesas
  • 36
    Mirtilos
  • 6
    Amoras (opcional)
  • 1
    Massa folhada (compro no Lidl)
  • Água (para pincelar)
  • Calda para Pincelar Massas de Forno (link da receita nas instruções)

  1. Prepare do doce de Chila / Chila conforme indicado na receita em: Doce de Abóbora Chila / Gila.
  2. Abra a massa folhada e com o cortador de pizza ou uma faca afiada, corte 6 triângulos.
  3. Faça um golpe na parte mais larga de cada triângulo.
  4. Humedeça as pontas de um dos triângulo.
  5. Para os croissants de Chila / Gila: coloque 2 colheres de sopa de Doce de Abóbora Chila / Gila, na parte mais larga do triângulo.
  6. Para os croissants de Frutos Vermelhos: coloque 3 framboesas, 6 mirtilos e 1 amora (opcional), na parte mais larga do triângulo.
  7. Comece a dobrar desde a parta mais larga até à mais fina, fazendo alguma pressão.
  8. Pode deixar os croissants direitos ou dobre-os ligeiramente para dentro.
  9. Faça o resto aos outros triângulos.
  10. Pincele com a Calda para Pincelar Massas de Forno.
  11. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC durante 20 minutos ou até ficarem dourados.