A abóbora chila ou também chamada de abóbora gila, é uma abóbora pequena, riscada e com fios no interior. É muito utilizada para fazer doces ou compotas. É importante não utilizar objectos metálicos enquanto preparamos este doce, pois a abóbora chila fica com o sabor alterado. Por esta razão, devemos atirar a abóbora para o chão até partir-se e nessa altura é que começamos a tentar descasca-la com as mãos ou objectos de plástico ou silicone.

Vi várias formas de preparar este doce de gila / chila, mas achei as receitas complexas demais, então decidi preparar a receita do doce de gila / chila de forma mais rápida a ver se o resultado era o mesmo e o doce ficou muito bom. Não são necessários passos a mais como se vê em algumas receitas. Este doce ficou mais escuro do que podem estar habituados, pois a utilização do açúcar amarelo escurece um pouco as receitas. Mas na minha opinião até fica muito interessante e bonito. Também um pouco mais saudável do que o açúcar amarelo. Podem utilizar açúcar de cana para ainda ser mais saudável.

Desde nova gostava de croissants com doce de chila, eram sempre aqueles que eu pedia quando queria um croissant, nem o chocolate conseguia ganhar a este doce. Agora, decidi experimentar fazer este doce, para vos mostrar que até não é assim tão complexo como eu pensava e podem utilizar em receitas vegans. Não é tão rápido de preparar como os outros doces, mas também se faz bem. Depois mostro-vos como fazer os croissants com doce de chila / gila. Esta receita está disponível para a versão Bimby e Modo Tradicional.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Médio
Duração 1 h
Serve 6
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 1
    Abóbora gila / chila
  • 600ml
    Água (para cozer)
  • 100ml
    Água (para o doce)
  • Açúcar amarelo (peso da abóbora cozida e escorrida)
  • 1
    Pau de canela
  • 2
    Cascas de limão

  1. Atire a abóbora gila ou chila para o chão várias vezes até partir (não utilize a faca de metal para não alterar a cor e o sabor do doce).
  2. Descarte os filamentos amarelos mais grosseiros e as sementes, todos os outros aproveite.
  3. Retire o máximo de miolo da abóbora e raspe com um utensílio de plástico o resto da abóbora até à casca.
  4. Coloque a miolo da abóbora num passador e passe por água corrente até sair toda a espuma.
  5. Coza o miolo de abóbora a vapor durante 20 minutos com a água (600 ml).
  6. Coloque a abóbora no escorredor e com um utensílio de plástico ou silicone ajude a escorrer a água até que os fios fiquem soltos.
  7. Pese a abóbora para saber a quantidade de açúcar (arredondei para baixo o peso do açúcar).
  8. Numa panela adicione a água (100 ml), o açúcar, o pau de canela e as cascas de limão. Deixe aquecer durante 5 minutos mexendo sempre.
  9. Adicione o miolo da abóbora e deixe cozer até ficar em ponto estrada.
  10. Esterilize os recipientes de vidro: coloque água a ferver e deixe durante 5 minutos. Verta a água e coloque o doce de chila / gila.
  1. Atire a abóbora gila ou chila para o chão várias vezes até partir (não utilize a faca de metal para não alterar a cor e o sabor do doce).
  2. Descarte os filamentos amarelos mais grosseiros e as sementes, todos os outros aproveite.
  3. Retire o máximo de miolo da abóbora e raspe com um utensílio de plástico o resto da abóbora até à casca.
  4. Coloque a miolo da abóbora num passador e passe por água corrente até sair toda a espuma.
  5. Espalhe o miolo da abóbora no tabuleiro da varoma e tape a varoma.
  6. Coloque no copo da Bimby a água (600 ml) – que pode ser normal ou fervida.
  7. Coloque a varoma por cima do copo da Bimby e programe 20 min | temp Varoma | vel 3 (se não colocar a água previamente fervida programe 25 min | temp Varoma | vel 3)
  8. Descarte a água da Bimby e deixe a abóbora no tabuleiro. Com um utensílio ajude a escorrer a água até que os fios fiquem soltos.
  9. Pese a abóbora para saber a quantidade de açúcar (arredondei para baixo o peso do açúcar).
  10. Adicione a água (100 ml), o açúcar, o pau de canela e as cascas de limão, programe 5 min | temp Varoma | vel Colher Inversa
  11. Coloque agora a borboleta e o miolo da abóbora, programe 30 min | temp varoma | vel Colher Inversa
  12. Para não salpicar, coloque o cesto da Bimby ao invés do copinho.
  13. Se necessário programe 10 min | temp Varoma | vel Colher Inversa
  14. Esterilize os recipientes de vidro: coloque água a ferver e deixe durante 5 minutos. Verta a água e coloque o doce de chila / gila.