Aqui está a receita prometida do Ensopado de Beldroegas do meu Livro Cozinha 100% Vegetal e Saudável. Enquanto preparava o livro chegou a época das beldroegas e lembrei-me que a minha mãe alguns anos atrás apanhou umas beldroegas num terreno de uma amiga.
Queria fazer algo fácil com as beldroegas e ao mesmo tempo queria uma receita portuguesa para completar as várias receitas típicas de alguns países. Quando a minha mãe me disse o nome “Ensopado de Beldroegas”, não tive mais dúvidas e comecei logo a pensar como iria fazer este prato.
Espero que gostem desta receita e que aproveitem agora a época das beldroegas, tanto as de compra, como as selvagens que se apanham muito bem em vários locais.
Podem adicionar morcela vegan como já apresentei a receita alguns meses atrás. Podem ver a foto no aqui.
Esta receita pertence ao meu Livro Cozinha 100% Vegetal e Saudável.
Vamos à receita 🙂









- 500gBeldroegas, espinafres ou canónigos
- 2Tomates
- 4Batatas grandes
- 1Cebola grande
- 4Dentes de alho
- 50mlAzeite
- 1Folha de louro
- 500mlÁgua
-
Coentros frescos, a gosto
-
Manjericão, a gosto
-
Alecrim, a gosto
-
Flor de sal ou marinho, a gosto
-
Pimenta-preta, a gosto
- 6Fatias de pão
- Lave e corte as beldroegas pelos ramos (se utilizar espinafres ou canónigos, lave apenas). Corte o tomate aos cubos, as batatas e as cebolas às rodelas. Lamine os alhos. Reserve.
- Numa panela, junte o azeite, a cebola, o alho, a folha de louro e o tomate. Deixe refogar até a cebola ficar translúcida. Adicione a água e leve a ferver. Junte as batatas e deixe cozinhar durante 15 minutos ou até ficarem macias – mas ao ponto de não se desfazerem. Se necessário, acrescente mais água para ficar com calda.
- A meio da cozedura, acrescente as beldroegas (ou os espinafres ou os canónigos) e tempere com coentros, manjericão, alecrim, sal e pimenta. Tape a panela e deixe cozer durante mais 2 minutos.
- Num recipiente para servir, disponha as fatias de pão. Verta alguma calda sobre as fatias, para que a absorvam, e adicione por cima o preparado.
- Polvilhe com queijo vegan ralado ou tipo mozarela (veja como se preparam nas páginas 51 e 55, do Livro Cozinha 100% Vegetal e Saudável) e sirva.
Deixe o seu comentário