Com o verão mesmo em pleno, o que apetece mesmo é sair de casa e passear, conhecer novos locais, fazer um picnic debaixo de uma árvore ou mesmo apanhar sol numa esplanada. Apetece comer refeições leves e frescas, frutas e sumos, para ter energia durante todo o dia e assim poder aproveitar ao máximo os dias de sol. No verão, com tantas tarefas que queremos realizar podemos descuidar a ingestão de água. Por vezes pode ser cansativo beber água durante o dia todo ainda mais quando nos sentimos obrigados a fazê-lo. Nas esplanadas surgem os sumos que até podem ter bom aspecto, mas muitas vezes carregados de açúcar que em nada nos vão fazer bem e vão evitar-nos de sentir sede e beber água. Então reuni 5 formas de beber mais água nestes dias quentes de verão. Manter o corpo hidratado, não só beneficia todo o organismo como devolve ainda mais energia para realmente aproveitar em pleno todos os momentos do verão.

GarrafaÁgua

Garrafa de Água na Mala:
No verão mais facilmente desidratamos e de um momento para outro sentimos uma sede insaciável. Por vezes podemos estar no carro, na praia, ou mesmo nos concertos de verão onde não seja fácil encontrar água para beber. Por isso não esquecer de todos os dias encher uma garrafa que caiba na mala ou na mochila, para ir bebendo durante o dia. Se ainda não está no hábito escrevam um papel “levar garrafa de água” e colem-no na porta de casa para terem a certeza de que a levam. E esta pode ser a base de todas as outras opções em baixo. Deixo aqui um outra ideia para terem a água fresca durante todo o dia: encher metade da garrafa com água e colocar no congelador, no dia seguinte encher a outra metade com água normal. Durante o dia a água mantém-se fresca.

Limanada2

Limonada e Limanada:
Nas esplanadas é comum verem-se fotos de sumos e bebidas que despertam a nossa atenção. Os sumos estão de tal forma enfeitados, que com o calor a apertar imaginamo-nos logo a bebê-los. Mesmo tendo uma garrafa de água connosco, como é que conseguimos abdicar destes sumos apetecíveis?
Num recipiente espremam o limão ou lima para a água e vertam esta mistura para a garrafa de água. Como opção podem adicionar algumas pedras de gelo. Durante o dia vai saber a uma água fresca e saborosa. Assim aqueles sumos de esplanada já não atacam as nossas mentes.
Se preferirem, peçam uma limonada (limão + água) ou limanada (lima + água) sem açúcar. Claro que vai depender dos limões ou das limas que forem utilizadas, mas muitas limonadas e limanadas que bebo chegam mesmo a ser doces sem açúcar adicionado. Ou acho isto pelo hábito que criei ou pela doçura do próprio fruto. Ficam aqui outras duas receitas: Limonada e Limanada

Chá

Infusões e Chás Gelados:
Tanto no inverno como no verão beber chá pode ser uma vantagem para quem pretende beber mais água. Quando falo em beber chá não me refiro a chás pretos, mas sim de chás feitos com ervas. Experimentem aquecer a água, meter algumas folhas de laranjeira, limoeira, menta, flores de lavanda, hibiscos, e muitas mais ervas aromáticas. Escolham uma ou mais destas ervas, deixem durante 5 minutos em água quente, depois coem e coloquem no frigorifico para ficar fresco. Levem este chá na garrafa com algumas pedras de gelo. Vai saber divinalmente.

Água Aromatizada e Vitamínica - Energética

Águas Aromatizadas
As águas aromatizadas estão cada dia mais conhecidas e são muito divertidas a qualquer altura do dia ou da noite. As frutas, vegetais e ervas aromatizadas dão um sabor à água e torna-a muito mais fácil de beber. As águas aromatizadas, para além de refrescarem, de serem belas, ainda nos oferecem propriedades muito boas para o bom funcionamento do organismo. Com o miminho de poder comer as frutas, vegetais e ervas aromatizadas no final de beber toda a água. Podem ver algumas receitas aqui: Água Aromatizada e Vitamínica – Relaxante, Água Aromatizada e Vitamínica – Energética e Água Aromatizada e Vitamínica – Relaxante

Melancia

Melancia, Melão e Meloa
As 3 rainhas das frutas de água. A melancia, o melão e a meloa, são as 3 frutas com mais água na sua composição, sendo a primeira a que mais água possui. Comam bastante melancia em casa nestes dias quentes e quando saírem, levem numa caixinha algumas destas frutas cortadas para ser mais fácil de comer. Não se esqueçam do guardanapo, porque a água é realmente um dos componentes mais abrangentes nestas frutas. A melancia vai dar bastante hidratação ao organismo enquanto alimenta e portanto é uma boa opção de sobremesa depois das refeições.

Depois destas ideias para beberem mais água durante o verão, vão ver que é muito divertido beber água sem nos apercebermos.
Levem sempre convosco uma garrafa de água, para beberem durante o dia e manterem a hidratação, a frescura e a energia que a água pura também proporciona.
Deixo também aqui o apelo à utilização de garrafas reutilizadas ou garrafas próprias para o consumo de água e líquidos para evitar o desperdício de garrafas de plástico que demoram anos a degradarem-se no nosso planeta.

Boa hidratação ^^