Porque consumir queijos vegetais ao invés dos queijos de origem animal? Os queijos vegetais estão cada vez mais conhecidos e mais fáceis de encontrar à venda. Acredito que rapidamente vamos ver à venda queijos vegetais no supermercado e de fácil acesso. Agora encontram facilmente em qualquer Celeiro ou em lojas e mercearias de produtos naturais. Os queijos vegetais são produzidos a partir de plantas e hoje em dia existem imensas opções e tipos para vários gostos. Os queijos vegetais tornam-se também muito mais saudáveis, porque não utilizam gorduras de origem animal, nem têm lactose e colesterol, como os queijos de origem animal.

É importante deixar de consumir queijos de origem animal, mesmo que pensem que as vacas não sofrem por dar leite (que origina a produção do queijo). A triste realidade é que as vacas têm um sofrimento agoniante desde o primeiro dia de vida até ao dia da sua morte. Para saberem mais sobre a produção do leite (e derivados) vejam o artigo: Porque não consumir: Leite de Origem Animal. Ao preferir queijos vegetais estamos a ajudar a acabar com este massacre e tortura que fazem às vacas. É muito importante ler o artigo.

Há quem utilize a expressão “queijo” (com aspas), porque acredita que a palavra queijo apenas pode ser utilizada para um produto feito a partir do leite de um mamífero. O que na minha opinião não tem muito fundamento, já que para mim queijo é um produto feito a partir de um líquido que depois é coagulado. Esse líquido infelizmente pode vir do interior de um animal, mas também pode ser produzido a partir de plantas, sementes, frutos secos, etc (para produzir os leites vegetais ou como lhes chamo: Bebidas Vegetais). Por isso retiro sempre as aspas e digo apenas queijos vegetais, queijos vegans ou queijos veganos. Ao colocar-mos as aspas, estamos a dizer que aquilo que as pessoas estão habituadas a consumir (que são os queijos) vai ser retirado da alimentação e vai entrar um outro produto, o “queijo” (com aspas), para quê? Noutras línguas também nunca se vê as aspas, e, se nunca tivéssemos vivido num mundo onde os animais fossem comidos, talvez ainda assim tivéssemos descoberto o queijo vegetal e chamar-lhe-iamos apenas – Queijo!

Porque existe tanto vício no queijo?
O queijo é uma das primeiras preocupações que oiço quando o assunto é sobre o veganismo, a seguir é sobre os ovos. O queijo é fabricado a partir do leite de um mamífero (vacas, cabras), estes animais quando produzem o leite para os seus filhos libertam uma substância para garantir que o seu filho vai ficar sempre por perto delas. Assim como as mulheres também o fazem. Mas no caso das vacas, por exemplo, essa substância é a Morfina (uma versão da Morfina). E é por isto que as pessoas ficam tão viciadas nos queijos. E por isso é que eles (as industrias) conseguem tão facilmente enganar praticamente a população toda, com as publicidades de queijo como nunca antes se viu. Em muitas receitas vê-se o ingrediente queijo – queijo na lasanha, queijo no bolo, queijo na pizza e ainda Duble cheese (queijo extra), queijo nos bolos e nas massas folhadas, em salgados, etc. Praticamente podia dizer que já não se sabe cozinhar sem o queijo. Mas até isso pode mudar.

E agora o queijo como vou deixar de consumir?
Alguns vegans dizem que o que lhes custou mais deixar foi o queijo, outras pessoas preferem não seguir o veganismo exatamente porque não são capazes de largar o vício do queijo – aquele sabor que ainda lhes está enraizado. Felizmente esse não foi um problema meu, antigamente gostava imenso de queijo e como quase todas as pessoas utilizava queijo em tudo – gratinados, pizza, sandes, torradas, salgados, bolos e muito mais. Quase qualquer receita que fazia, havia espaço para o queijo (assim eu, como qualquer outra pessoas, o mais comum é acontecer isto), mas no dia que decidi abraçar o veganismo automaticamente começou a fazer-me impressão só que pensar que já consumira tão desagradável produto.

Hoje já não tenho nenhum vício ligado ao queijo, mas por vezes ainda gosto de colocar algum tipo de queijo vegetal em receitas como as que referi em cima: gratinados, pizza, sandes, torradas, salgados e bolos. Nestes casos podemos utilizar alguns ingredientes e rapidamente preparar um queijo – com a levedura de cerveja, caju, nozes do pará, mandioca, entre outros. Estes sei que são saudáveis e que não causaram nenhum sofrimento aos animais apenas para o meu prazer. No mundo dos queijos veganos podemos hoje encontrar diversos tipos – queijo fumado como podem ver a receita em: Queijo Fumado Vegan, queijo mozarela, cheddar, queijo creme (simples, com ervas aromáticas, alho, etc.), queijo quark, entre outros mais.

Costumo preparar quase todos os queijos em casa, alguns vou partilhando aqui no site em: Receitas – Queijos e Bebidas Vegetais, ou no meu recente livro de receitas – Livro Cozinha 100% Vegetal e Saudável (disponível à venda em livrarias, supermercados e internet) e ainda outros estão disponíveis na Aplicação da Veggitable em: Veggitable – Receitas Saudáveis e Vegans, mas por vezes também me apetece comprar alguns queijos já prontos, opto normalmente pelas lojas Celeiro, Continente, Jumbo ou pelas lojas online Efeito Verde ou GreenBeans.

Onde comprar queijos vegetais?
Hoje já é mais fácil encontrar queijos vegetais sem ser pela internet, no entanto ainda existem alguns que gosto muito e que encomendo em lojas online. Deixo aqui todas as lojas que vou conhecendo com queijos vegetais.

Lojas Físicas
Continente – Marca: VeggiFood
Jumbo – Marca: VeggiFood
Celeiro – Marca: Tofutti e queijo Quark
GreenBeans: Violife

Lojas Online
Efeito Verde: Sheese
GreenBeans: Violife

VeggiFood