Apesar de ter ganho um bom nome junto de outros óleos, o óleo de Canola ou Colza não deveria sequer ser comercializado. Todos os óleos vêm de plantas, como por exemplo o de soja, amendoim, milho, girassol, etc. o óleo de Canola não vem de nenhuma planta, é sim uma sigla CanolaCanadian Oil Low Acid. Vem de uma invenção canadense onde geneticamente modificaram uma planta que se chama Colza, uma planta da família das brássicas – Brassica campestris que pertence à família da mostarda. (a Colza também foi utilizado durante a 1ª Guerra Mundial para fabricar um gaz mortal gás mostarda)

Apesar de este óleo ser visto como um óleo saudável, não é, porque é altamente tóxico e normalmente utilizado na produção de velas, sabonetes, tintas, lubrificantes e combustíveis, sendo também considerado venenoso para seres vivos: nos jardins é um ótimo repelente para pragas.

Como surgiu?
Na tentativa de criar um bom óleo monoinsaturado, rico em ácido oléico e ômega 3 tal como o azeite (uma vez que a produção em grande escala ficaria dispendioso), criaram o óleo de Colza, no entanto este óleo possui ácido erúcico (ácido bastante tóxico e associado a problemas no coração). Então decidiram fazer a Colza geneticamente modificada e chamaram-lhe Canola. Mesmo tendo níveis de ácido erúcico mais baixos é ainda suficientemente tóxico. O óleo de Canola começa a ficar associado a problemas de cancros, cancro de pulmão e atrasos no crescimento. No entanto ainda existe quem defenda o óleo de Canola porque o Governo canadense e os EUA dizem que o ácido erúcico está em taxas consideradas saudáveis. Eu pessoalmente prefiro não o utilizar nem consumir porque as taxas consideradas saudáveis servem para que o produto possa ser comercializado e assim pouparem imenso noutros óleos.

Óleo de Canola ou Colza em produtos
Existem alguns produtos onde aparece este tipo de óleo e como são produtos processados agrava ainda mais a situação, porque a Canola foi endurecida através de processos de hidrogenação, o que aumenta os níveis de ácidos graxos trans, para que o tempo de validade aumente e torne a textura dos produtos mais crocante (normalmente utilizado em bolachas e biscoitos) o que aumenta o risco de doenças crônicas.

Então qual o melhor óleo para cozinhar?
Optem por outros óleos vegetais que acabam por ser melhores que o óleo de Canola, Colza ou Palma: óleo de oliva (azeite), óleo de coco, óleo de amendoim, óleo de milho, óleo de linhaça, óleo de noz e óleo de abacate.

Artigos Semelhantes

Porque não consumir: Leite de Origem Animal

Dezembro 17th, 2015|2 Comments

As empresas que vendem leite dizem que o leite de animal dá cálcio, o que

Porque não consumir: Óleo de Canola ou Colza

Dezembro 7th, 2015|0 Comments

Apesar de ter ganho um bom nome junto de outros óleos, o óleo de Canola