Para este halloween preparei uns cupcakes deliciosos e tão bonitos que é impossível ficar indiferente. Esta receita não me saiu bem à primeira, confesso. Mas não desisti e tentei mais uma vez, colocando um pouco mais disto e um pouco mais daquilo, ficou no ponto. É sempre um desafio criar novas receitas, principalmente quando queremos inovar. Quem me acompanha sabe que eu adoro as receitas do halloween, pela brincadeira que podemos fazer nesta altura.

Esta receita apesar de parecer complexa é simples. O que pode dar um pouquinho mais de tempo é a cobertura e ainda, assim fiz muito rapidamente e ficou perfeita, com cores lindíssimas entre o vermelho e o roxo. Utilizei beterraba para a cobertura vermelha e mirtilos para a cobertura roxa. Mas podem utilizar corantes vegetais para um efeito semelhante. Os corantes que tenho são estes: Corantes Alimentares Biológicos que comprei na loja Efeito Verde.

Nesta esta receita (e para que dê para todos vocês) utilizei a beterraba e os mirtilos que são ótimos corantes vegetais. Agora desejo-vos a todos um halloween (ou dia das bruxas como dizemos em Portugal), fantástico com muitos arrepios e com muita ética. Podemos ser vegans (vegetarianos restritos) e ainda assim brincar e divertirmo-nos no halloween com receitas tão bonitas.
Esta receita está disponível para a versão Bimby e Tradicional.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Médio
Duração 2 h
Serve 9
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
Cupcakes
  • 1ml
    Beterraba, média (aprox. 250g)
  • 200g
    Farinha de trigo, branca
  • 100g
    Açúcar amarelo
  • 3 csp
    Cacau em pó (ou alfarroba em pó)
  • 1 csp
    Fermento em pó
  • ¼ cch
    Bicarbonato de sódio
  • 200ml
    Bebida vegetal (soja, coco, aveia, ...)
  • 1 csp
    Sumo de limão
  • 80ml
    Óleo vegetal
Cobertura de Caju / Beterraba / Mirtilos
  • 100g
    Cajus (demolhados durante a noite ou 8 horas)
  • 60ml
    Óleo de coco, derretido
  • 50ml
    Geleia de agave, arroz, (ou açúcar amarelo)
  • 35ml
    Água
  • 1
    Pitada baunilha em pó (ou 1 cch extrato de baunilha)
  • ¼ cch
    Vinagre balsamico (usei framboesa)
  • 100g
    Beterraba, cozida (a restante dos cupcakes) (para o vermelho)
  • 100g
    Mirtilos (para o roxo/azul), ou um pouco mais se necessário

Cupcakes
  1. Coza as beterrabas ao vapor ou em água, até ficarem bem cozidas, aproximadamente 30 minutos (com casca). Deixe arrefecer completamente. (pode optar por cozer no dia anterior)
  2. Sem descascar, coloque a beterraba cortada em quartos no processador de alimentos e triture até ficar praticamente desfeita. Retire e coloque num recipiente. Numa taça à parte pese 120g e reserve. Em principio fica com 100g de beterraba que vai ser utilizada na cobertura.
  3. Numa taça misture a farinha, o açúcar, o cacau, fermento em pó e o bicarbonato de sódio.
  4. Numa taça à parte misture com uma Vara de Arames: a bebida vegetal, o sumo de limão e o óleo. Adicione a beterraba (120g) e envolva bem.
  5. Envolva a mistura líquida na mistura sólida e mexa bem até ficar homogéneo.
  6. Verta a massa em formas de queques enchendo até 3/4 de cada forma e leve ao forno sem preaqucer durante 30 minutos ou até ficarem cozidos (faça o teste do palito, introduza o palito no centro – se sair seco, está cozido).
  7. Coloque os queques numa grelha e deixe arrefecer completamente.
Cobertura de Caju - Beterraba/Azul-Roxo
  1. Colocar todos os ingredientes no processador (beterraba para vermelho ou mirtilos para azul/roxo) e triturar muito bem até ficar homogéneo e cremoso.
  2. Verter para um recipiente e levar ao congelador durante 30 minutos.
  3. Retirar do congelador e mexer com um garfo até a cobertura ficar fofa ou colocar novamente no processador de alimentos e triturar bem.
  4. Colocar um pouco da cobertura num saco de pasteleiro e deixar a restante no frigorífico para manter-se sólida.
  5. Cobrir o centro os cupcakes.
Cupcakes
  1. Coza as beterrabas ao vapor ou em água, até ficarem bem cozidas, aproximadamente 30 minutos (com casca). Deixe arrefecer completamente. (pode optar por cozer no dia anterior)
  2. Sem descascar, coloque a beterraba cortada em quartos no copo da Bimby e programe 1 min | vel 7
  3. Se necessário limpe as paredes do copo e volte a triturar mais alguns segundos. Retire e coloque num recipiente. Numa taça à parte pese 120g e reserve. Em principio fica com 100g de beterraba que vai ser utilizada na cobertura.
  4. Sem limpar o copo. Coloque a farinha, o açúcar, o cacau, fermento em pó e o bicarbonato de sódio, programe 10 seg | vel 5
  5. Adicione a bebida vegetal, o sumo de limão e o óleo. Adicione a beterraba (120g) e programe 10 seg | vel 5
  6. Se necessário limpe as paredes do copo e programe mais alguns segundos, tendo em atenção para não bater demasiado para que a massa possa crescer.
  7. Verta a massa em formas de queques enchendo até 3/4 de cada forma e leve ao forno sem preaqucer durante 30 minutos ou até ficarem cozidos (faça o teste do palito, introduza o palito no centro – se sair seco, está cozido).
  8. Coloque os queques numa grelha e deixe arrefecer completamente.
Cobertura de Caju - Beterraba/Azul-Roxo
  1. Colocar todos os ingredientes (beterraba para vermelho ou mirtilos para azul/roxo) no copo da Bimby e programar 1 min | vel 7
  2. Verter para um recipiente e levar ao congelador durante 30 minutos.
  3. Retirar do congelador e mexer com um garfo até a cobertura ficar fofa ou colocar novamente no copo da Bimby e programar 1 min | vel 7
  4. Colocar um pouco da cobertura num saco de pasteleiro e deixar a restante no frigorífico para manter-se sólida.
  5. Cobrir o centro os cupcakes.
Sugestão
Se sobrar beterraba, podem utilizar em saladas. Se sobrar cobertura podem congelar e quando for necessário descongelar e voltar a triturar (caso seja necessário acrescentar um pouco de bebida vegetal) ou ainda podem colocar no frigorífico e utilizar noutra receita nos próximos dias.