Existem ainda algumas confusões entre os termos veganismo e vegetarianismo. E para explicar tudo ao pormenor decidi escrever um artigo para vos ajudar a entenderem melhor quais as diferenças dos termos vegan e vegetariano.

Para começar vou explicar-vos o que significa o termo Vegan. Vegan é um estilo de vida, que ama e protege todos os Seres Vivos. Ao contrário do que às vezes se lê, a palavra vegan não é utilizada para descrever uma dieta alimentar / tipo de alimentação, é sim um estilo de vida que um vegan segue.

Então o que é um vegan e o que é o veganismo?
O veganismo chega como um estilo de vida. Um vegan é alguém que não consome qualquer produto de origem animal (carne, peixe, leite, ovos e mel), não veste, nem utiliza produtos com ingredientes de origem animal ou que sejam testados em animais (ou “subtestados”*) e ainda não participa em eventos onde os animais sejam explorados, maltratados ou fora do seu habitat (fazendo com que isto os prejudique ou os deixe infelizes).
A alimentação de um vegan é – alimentação vegetariana restrita, pois não entra na alimentação quaisquer produtos de origem animal. É importante dizer também que a palavra vegan não se aplica às comidas, porque é um estilo de vida e não uma dieta.

Então o que é um vegetariano e o que é o vegetarianismo?
Vegetarianismo chega como um tipo de alimentação. Um vegetariano é um termo para alguém que não consome ingredientes de origem animal (carne, peixe, leite e ovos – mas alguns ainda consomem leite e ovos). No vegetarianismo existem ainda algumas subcategorias para determinar melhor a dieta / tipo de alimentação. Na minha opinião não deveriam existir estas distinções, uma vez que a palavra “vegetariano” deriva da palavra “vegetais” então assumir-se-ia que a pessoa apenas consome vegetais. Mas a sociedade quis separar aqueles que ainda consomem alguns produtos de origem animal, onde não se pressupõe a morte do animal, (apenas e durante o tempo em que produzem os produtos para humanos – porque depois estes animais são mortos para o consumo da carne). Ovo-lacto-vegetariano, ovo-vegetariano, lacto-vegetariano e ainda também se ouve falar num outro termo – que ainda menos sentido faz, o pixo-ovo-lacto-vegetariano (ou semi-vegetariano) que só não consome carne. Consome vegetais, peixe, leite, ovos e mel. Algo que eu também já segui no passado, mas acho que o termo vegetariano neste caso não se deveria aplicar de forma alguma. Ao serem aplicados quaisquer uns destes termos, fazem com que a pessoa que os segue, se prolongue ainda mais neste tipo de alimentação, e a sua transição para o veganismo se torne ainda mais demorada.

    Em suma ficam aqui algumas diferenças destas categorias:
  • Ovo-lacto-vegetariano: Não consome carne e peixe. Consome vegetais, ovos, leite (derivados) e mel.
  • Ovo-vegetariano: Não consome carne e peixe. Consome vegetais, ovos e mel.
  • Lacto-vegetariano: Não consome carne e peixe. Consome vegetais, leite (derivados) e mel.

Qualquer uma destas derivações o vegetariano continua a utilizar produtos de origem animal (vestuário (lã, pele, pêlos, …), produtos de beleza, cosméticos, maquilhagem, …) e/ou produtos testados em animais e ainda participa em eventos, onde existe exploração animal (jardim zoológico, touradas, caça, pesca, espectáculos de animais (golfinhos, aves, etc.). Claro que um vegetariano, não tem necessariamente de compactuar com touradas, caça ou pesca, ou ainda outros eventos de exploração. Ou ainda um vegetariano também por vezes opta por produtos não testados em animais (mesmo que tenham ingredientes de origem animal). Cada um depois escolhe aquilo que mais impressão lhe faz e estilo de vida que segue. Eu continuo a dizer que o melhor caminho é sem dúvida aquele que devolve toda e 100% a felicidade aos animais – que é o veganismo.

Algumas dúvidas que surgem no momento de falar:
Se forem vegetarianos restritos ou mesmo vegans e forem a um restaurante por exemplo: convêm dizerem que são vegetarianos restritos ou então se esta expressão ainda não for muito conhecida, o melhor é informarem que não consomem qualquer tipo de animais (carne, peixe, leite, ovos e mel).

Se forem vegetarianos (qualquer um dos termos em baixo), nos supermercados, tenham em especial atenção aos ingredientes de origem animal em diversos alimentos, tais como: bolo e bolachas, doces, pão, leite, gelatina, iogurtes, gelados, massas, manteigas, natas, … Estes produtos e muitos mais, em grande maioria contêm leite e derivados, ovos e derivados, ou ainda produtos de origem animal como: banha de porco, l-cistina, entre outros.

O quadro serve para em palavras muito resumidas, verem rapidamente as diferenças de um vegetariano restrito, para as outras definições de vegetarianismo.

Categorias de Vegetarianismo
CARNE e PEIXE LEITE e DERIVADOS OVOS MEL e OUTROS
Vegetariano Restrito Não Não Não Não
Ovo-lacto-vegetariano Não Sim Sim Sim
Ovo-vegetariano Não Não Sim Sim
Lacto-vegetariano Não Sim Não Sim

No livro Cozinha 100% Vegetal e Saudável, também disponível nas livrarias em Portugal, supermercados Jumbo e Continente e ainda online – têm toda a explicação sobre estes termos. O que leva alguém a seguir esta alimentação, informação sobre nutrição, alguns ingredientes, receitas e muito, muito mais. No meu livro explico ainda porque ser vegetariano não basta, o que é o veganismo, como transitar para o veganismo e muito mais.
Podem ainda ver estes artigos – Porque não consumir: Leite de Origem Animal.
Agora que sabem a diferença entre o veganismo e vegetarianismo (vegan e vegetariano), leiam mais sobre a importância de ser vegan na página aqui no site – Torna-te Vegan.

Nota
*Produtos ainda não finalizados testados em animais. Existem algumas hierarquias de testes de produtos. Os testes em animais de produtos finalizados e os testes em animais de produtos básicos (antes do produto final). A descrição “Vegan” num produto determina que não houve qualquer teste em animais (produtos básicos e produtos finais).