Estes crepes são definitivamente os meus crepes favoritos e o melhor de tudo é que não levam ovos ou leite. Antes de me tornar vegan já fazia crepes em casa, no entanto nunca gostei tanto de fazer crepes como agora gosto. Estes crepes de beterraba foram feitos para o dia dos namorados / são valentim, e assim ficam com mais uma ideia de presente para ele ou para ela.

Mas os crepes também são deliciosos noutros dias do ano e são uma ótima opção de pequeno almoço, servido com um doce ao vosso gosto. Podem ver receitas de doces caseiros em Pão, Pizzas e Compotas. A primeira receita de crepes vegans que fizemos foi sem a beterraba, a receita é toda igual, mas sem adicionarem a beterraba, ficam iguais aos crepes tradicionais.

Estes crepes são muito fáceis de preparar e de fazer. No final, podemos rechear conforme mais gostarmos. Com frutas frescas, chantilly, topping: de chocolate, caramelo, morango. Frutos secos, sementes, entre outros. Os crepes são sempre deliciosos em qualquer altura do dia. Normalmente as receitas de crepes não levam açúcar, mas achei que ficavam melhores com um pouco de açúcar adicionado. Podem optar por não colocar açúcar e rechear com algo salgado. Como tofu, seitan, tempeh, salsichas de soja ou tofu, cremes, molhos, entre outros.

Não precisam de ter uma máquina de fazer crepes, ou uma frigideira própria para crepes. Podem utilizar uma frigideira normal. Nós aqui em casa, utilizamos uma frigideira para crepes / panquecas (encontram em lojas de artigos de cozinha ou como a minha no IKEA)
Esta receita está disponível para a versão Bimby e Tradicional.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 45
Serve 20
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 400g
    Farinha de trigo, branca
  • 1L
    Bebida vegetal de soja
  • 1
    Beterraba, pequena
  • 50ml
    Água
  • 40g
    Óleo de coco
  • 20g
    Açúcar amarelo

  1. Rale a beterraba e coloque num pano de coar (ou num pano de tule) em forma de trouxa. Num recipiente coloque a água. Humedeça o pano onde está a beterraba e esprema até sair praticamente toda a cor da beterraba. Reserve a água. (a beterraba ralada pode utilizar em saladas).
  2. Num recipiente misture bem a farinha com o açúcar.
  3. Noutro recipiente coloque a bebida vegetal e a água já com a cor da beterraba, com uma Vara de Arames misture pouco a pouco a mistura de farinha e açúcar.
  4. Adicione o óleo de coco derretido e envolva bem até ficar com uma mistura cremosa.
  5. Numa frigideira ou numa máquina de cremes, aqueça um pouco de óleo de coco e verta uma porção da massa. (caso utilize a frigideira, rode para a massa tocar nos cantos da frigideira)
  6. Deixe cozinhar até os cantos começarem a secar e centro estiver cozido, 1 a 2 minutos.
  7. Vire para dourar do outro lado, 1 a 2 minutos e coloque num prato.
  8. Faça o mesmo até terminar a massa de crepes. (pode ir empilhando os crepes uns em cima dos outros)
  9. Decore e recheie conforme preferir (frutas frescas, chantilly, chocolate, doces/compotas, …).
  1. No copo da Bimby coloque a farinha e o açúcar, programe 10 seg | vel 5 Reserve.
  2. Coloque no copo da Bimby a beterraba descascada e programe 10 seg | vel 7
  3. Coloque num pano de coar (ou num pano de tule) em forma de trouxa. Num recipiente coloque a água. Humedeça o pano onde está a beterraba e esprema até sair praticamente toda a cor da beterraba. Reserve a água. (a beterraba ralada pode utilizar em saladas).
  4. Coloque a bebida vegetal e a água já com a cor da beterraba. Com a Bimby a trabalhar, adicione pouco a pouco a mistura de farinha e açúcar, programe 2 min | vel 4
  5. Junte o óleo de coco derretido e programe 1 min | vel 5
  6. Numa frigideira ou numa máquina de cremes, aqueça um pouco de óleo de coco e verta uma porção da massa. (caso utilize a frigideira, rode para a massa tocar nos cantos da frigideira)
  7. Deixe cozinhar até os cantos começarem a secar e centro estiver cozido, 1 a 2 minutos.
  8. Vire para dourar do outro lado, 1 a 2 minutos e coloque num prato.
  9. Faça o mesmo até terminar a massa de crepes. (pode ir empilhando os crepes uns em cima dos outros)
  10. Decore e recheie conforme preferir (frutas frescas, chantilly, chocolate, doces/compotas, …).