Publicidade Be Pure Inside

Artigo atualizado no meu novo site em: www.bepureinside.com

Também publiquei este artigo na revista ZenEnergy (Março 2016 – Edição 86) – na secção “Meditação” – com o Título na revista: Meditacao Saudável para o Corpo e Mente. Vejam também a receita do Batido Energético de Cenoura, Papaia e Toranja no final deste artigo.

O que é a meditação:
A meditação é uma técnica praticada há inúmeros anos como forma de relaxar o corpo e mente; e acalmar todo o nosso ser, mergulhando profundamente no nosso Eu interior. Meditar é descansar todos os órgãos do nosso corpo e tranquilizar a nossa mente de toda a agitação exterior e interior. Existem diversas técnicas de meditação, e por se tratar de algo tão pessoal era impossível dizer-se qual é a melhor técnica ou a técnica mais aconselhável para cada um de nós. Existem porém algumas técnicas básicas que depois levam cada um a experienciar a sua melhor técnica, aquela que vai trazer todos os benefícios que a meditação traz ao nosso corpo e à nossa mente.
As técnicas mais utilizadas na meditação baseiam-se em direccionar a atenção para a respiração, para alguma parte do corpo, para algum tipo de pensamento, ou ainda para algo que seja materializado. Durante todas estas técnicas o importante é manter a mente focada nesse ponto, nesse pensamento e trabalhar as ideias em plena consciência. Outra técnica comum é observar todos os pensamentos que surgem no momento da meditação, sem nos manifestarmos e sem julgar. Apenas observar aquele momento e deixa-lo ir para que possa vir outro pensamento, observa-lo e voltar de deixar ir. Uma outra técnica, mas mais avançada da meditação, é esvaziar todos os pensamentos da mente e mergulhar num profundo silêncio de observações e sentimentos. Esta técnica ajuda a acalmar muito a mente e a dar-lhe um descanso intenso que depois se traduz num astral magnífico e renovado, limpo de ruídos desnecessários que ocorrem no dia-a-dia.

Quais os benefícios da meditação:
A meditação traz imensos benefícios à saúde do corpo e da mente, é portanto uma técnica para todos nós e não é apenas para quem segue algum tipo de religião e muito menos apenas para quem tempo. Antes pelo contrário, quando meditamos deixamos a mente mais tranquila e os pensamentos fluem de forma mais racional, o que nos leva a fazer mais actividades num tempo menor que o habitual, ou seja tornamo-nos mais produtivos e portanto podemos dizer que a meditação também ajuda a aumentar o tempo no nosso dia-a-dia. A meditação treina o nosso cérebro para que nos concentremos melhor e consigamos focar exactamente naquilo que é importante para nós e para tudo o que nos rodeia.
No dia-a-dia vamos sendo “carregados” com inúmeras situações que nem sempre nos apercebemos, sejam elas pessoais, de outras pessoas, a constante publicidade de oferta e compra, as notícias, a agitação e confusão da cidade, o som dos carros, da população e da poluição. Todas estas situações que nos rodeiam no quotidiano ficam alojadas na nossa mente, podemos mesmo vê-las como poluição do nosso cérebro, que necessita de ser limpa regularmente. Assim como tomamos banho, lavamos os dentes e fazemos toda a nossa higiene habitual, também a mente necessita de ser limpa da “sujidade” que fica registada. A meditação é a técnica que limpa de forma completa toda a “sujidade” ou seja, todas as sensações com que nos deparamos durante o dia, ficam registadas sem que nos apercebemos. A meditação também ajuda a acalmar o “stress” e a ponderar melhor as nossas atitudes durante todo o dia, ao ficarmos com a uma mente limpa, conseguimos observar melhor, entender melhor e ficamos certamente mais receptíveis a informação nova e importante.

A meditação ajuda a uma mente mais receptiva e pura:
Quando meditamos abrimos o nosso consciente, uma vez que fazemos uma limpeza maravilhosa à nossa mente, permitindo-nos entender melhor tudo o que nos rodeia. Os nossos pensamentos não ficam estagnados apenas naquilo que conhecemos e não seguimos apenas o único caminho que nos mostraram. Ao aprendermos a silenciar os ruídos que perturbam o nosso desenvolvimento, também sentimos uma maior conexão com a natureza. Durante a prática de meditação essa conexão, traz-nos uma energia muito pura e com ela sentimo-nos mais ligados a tudo o que vive na natureza. A consciência de que se estamos aqui e vivemos aqui, começa a ter proporções mais importantes e percebemos que não somos apenas nós que realmente vivemos aqui, mas também o partilhamos com outros seres que têm tanto direito de aproveitar todos os benefícios da mãe natureza como nós. Essa consciência traduz-se também para nós próprios e para aquilo que somos e aquilo que comemos. A meditação traz-nos então uma abertura ao nível da sensibilidade e um amor mais puro por tudo o que existe ao nosso redor, a compaixão passa também a ter um significado verdadeiro e conseguimos amar todos os animais e humanos. Seguir uma alimentação vegana (sem ingredientes de origem animal: carne, peixe, leite e ovos) traz uma energia muito pura, permite-nos ter uma vida mais saudável, poupar o planeta e a vida de milhões de animais, que injustamente todos os dias são mortos para servirem de alimento. É também devido a esta abertura da mente que a meditação está tão ligada ao veganismo e a toda a compaixão pelo planeta.

Então como se medita:
A meditação é o treino da mente, assim como treinamos a fala e a escrita quando somos novos, como treinamos os músculos do corpo em determinados exercícios, a meditação é exactamente a mesma coisa, um treino que também requer dedicação. Com este treino, vamos tendo cada vez mais aptidão para relaxar e tranquilizar o nosso corpo e mente, aproveitando todos os benefícios da meditação. Não é necessário ter algum curso ou roupa apropriada, nem é necessário que a meditação seja feita num lugar específico. Apenas precisa da sua respiração, sentar-se e relaxar durante alguns minutos para começar a ouvir o seu interior, concentrando-se naquilo que é importante e focar um pensamento de cada vez durante uns segundos. Não se trata de uma técnica fácil (requer treino e dedicação para se atingir ao máximo os objectivos da prática), no entanto é muito simples de iniciar e também de manter a rotina da meditação.

Onde e quando se deve meditar:
Como disse anteriormente, a meditação não requer um local específico para meditar. Um local onde se sinta bem de preferência sem distracções, torna-se num local óptimo para relaxar e meditar. As horas também não são regra e portanto pode meditar a qualquer hora do dia ou da noite, de preferência é bom meditar de manhã e começar o dia em pleno, antes ou depois do pequeno-almoço. Depois da meditação ficamos com a mente limpa e refrescada para receber tudo o que o novo dia nos traz, ficando mais conscientes de tudo o que nos rodeia e mais receptivos a novas experiências ou ainda oportunidades.

O que acontece durante a meditação:
Durante a meditação, deixamos a nossa mente limpar todas as informações que não são importantes e que possam estar a bloquear-nos novas e óptimas informações. Durante a prática, estamos sempre plenamente conscientes do que estamos a fazer e do momento presente. Se necessitarmos podemos abrir os olhos e verificar que controlamos a meditação. No entanto é importante mantermo-nos de olhos fechados para que não sejamos distraídos por algo e assim “quebrar” a linha da meditação. Sentimos uma sensação de paz interior, uma conexão com a natureza e com todo o planeta.

Como começar a meditar:
Se nunca meditou ou já não medita há alguns anos, comece por fazer apenas dois minutos de meditação. À partida pode parecer pouco tempo daquilo que imagina como sendo uma boa prática de meditação, mas não é necessário começar com mais tempo se ainda não está preparado para mais de dois minutos. O importante é sentir os benefícios desta prática e relaxar totalmente a sua mente todos os dias. Com este método vai ver que é muito simples habituar-se à meditação todos os dias e o aumento dos minutos não vai fazer confusão e a meditação pode seguir o seu processo natural.
Comece então a meditar apenas 2 minutos durante 7 dias seguidos, depois 5 minutos durante 14 dias, expanda para 15 minutos durante 21 dias e depois 20 minutos durante um mês. Quando atingir este tempo, faça todos os dias sempre 20 minutos. Se falhar algum dia a meditação não há necessidade de reduzir os minutos, salvo se essa quebra, for superior a uma semana ou mais dias.

Técnica de meditação:
Comece por sentar-se numa posição confortável, num sofá, numa cadeira ou mesmo num chão com um cobertor por baixo. Se conseguir cruze as pernas e coloque as mãos viradas para cima ou para baixo pousadas sobre o joelho. Programe um despertador para tocar depois dos minutos que pretende meditar, ajeite o corpo para se sentir confortável e assim que o tempo começar, feche os olhos e relaxe. Concentre-se apenas na sua respiração, que deve de ser calma e tranquila. Inspire e expire pelo nariz sempre calmamente. Faça inspirações e expirações profundas e foque a sua atenção para a respiração. Sempre que surgirem pensamentos observe-os e deixe-os ir, voltando o pensamento para a sua respiração. Fique assim até o despertador toque. Terminado o tempo faça uma grande e profunda inspiração seguida de uma grande expiração como se libertasse tudo o que não é bom para si e abra os olhos. Sinta agora toda a leveza que invade o seu corpo e mente, sinta a energia que rodeia o seu corpo e a alegria de ter estado com o seu Eu interior durante aqueles minutos.

Nos dias de hoje, a meditação ainda pode parecer algo estranho de se praticar, mas experimente alguns minutos todos os dias apenas para relaxar, acalmar e limpar a sua mente. Concentrar-se na sua respiração é muito simples e não vai sentir que está a perder tempo, vai sim absorver muitos benefícios da meditação e sentir uma tranquilidade maravilhosa. Boa meditação!

RECEITA – Batido Energético de Cenoura, Papaia e Toranja
Experimente tomar este batido energético antes ou depois da meditação e começar o dia em pleno.
Esta receita está disponível para a versão Bimby e Tradicional.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 10 m
Serve 1
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 1
    Cenoura pequena
  • 50g
    Papaia
  • ½
    Toranja
  • 100ml
    Bebida vegetal (soja, arroz, aveia, ...)
  • Geleia de agave ou outro adoçante, a gosto (opcional)
  • ¼ cch
    Sementes de papoila

  1. Adicione na liquidificadora a papaia, a toranja e a cenoura aos bocados.
  2. Adicione a bebida vegetal e se necessitar adoce a gosto.
  3. Triture tudo até se formar um batido cremoso.
  4. Verta para um copo e adicione as sementes de papoila.
  1. Coloque no copo da Bimby a papaia, a toranja e a cenoura aos bocados.
  2. Adicione a bebida vegetal e se necessitar adoce a gosto, programe 30 seg | vel 8
  3. Verta para um copo e adicione as sementes de papoila.