Mais uma sobremesa rápida de fazer e deliciosa. Não aprecio muito maçãs reinetas, mas quando se trata de ir ao forno adoro estas maçãs. São mesmo as melhores maçãs para preparar-mos receitas de forno. Deram esta receita à minha mãe e ela chegou a casa com um papelinho escrito por uma cliente dela. Disse-me “Carina, a Teresa disse que estes bolinhos são mesmo muito bons, queres fazer para meter lá no site” e eu “claro, deixa-me ver se tenho de alterar algumas coisinhas” e não foi preciso, a receita já é vegan 😊 Por isso foi só meter mãos à obra.

Se preferirem fazer a massa folhada em casa, podem ver como se faz uma massa folhada deliciosa e super fofinha seguindo os passos da receita no meu recente livro Cozinha 100% Vegetal e Saudável. Se preferirem podem comprar a massa folhada, encontram massa folhada “vegan” no Lidl, contém óleo de palma (que ainda não sei se é certificado), mas não contém ingredientes de origem animal como normalmente as massas folhadas de compra contêm. Podem também optar por comprar a massa folhada nas lojas Celeiro que não contém glúten, podem ver aqui.

Podem ver outras receitas que preparei com massa folhada em Receitas com Massa Folhada. Queria preparar uma calda vegan para pincelar a massa antes de ir ao forno, mas não queria a que inventei para as outras massas, hoje queria uma sem bebida vegetal e super líquida e surgiu-me esta ideia, geleia de agave com água morna (receita na descrição ou aqui)

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração - m
Serve 8
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 1
    Massa folhada (pode ser feita em casa* ou a do Lidl)
  • 2
    Maçãs reinetas
  • Açúcar amarelo ou mascavado, a gosto
  • Canela em pó, a gosto
  • ¼ cch
    Geleia de agave
  • ½ cch
    Água
  • Sementes de sésamo pretas ou de papoila, a gosto

  1. Abra a massa folhada e com um cortador de pizza ou uma faca corte a massa em 8 partes.
  2. Corte as maçãs em quartos e depois em quadrados pequeninos. Reserve.
  3. Disponha em cada parte um pouco de açúcar amarelo (ou mascavado), canela em pó e pedaços de maçã.
  4. Pincele com água à volta da massa folhada.
  5. Pegue nas quatro pontas da massa e una-as. Pegue agora nas outros pedaços e aconchegue em cima, fazendo alguma pressão.
  6. Faça igual com o resto da massa folhada e disponha as trouxas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Prepare a Calda para pincelar Massas no Forno – Versão sem Bebida Vegetal (1/4 cch geleia de agave + 1/2 cch água morna).
  1. Pincele as trouxas e coloque algumas sementes de sésamo pretas por cima.
  2. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC durante 20 minutos. Se necessário deixe gratinar mais alguns minutos no final, aproximadamente 2 minutos.
  3. No final pincele com a restante calda de geleia de agave, (se necessário prepare mais um pouco).