A receita de caracóis é literalmente uma receita triste, por esta razão decidi criar esta receita para ajudar a deixar o consumo de caracóis. Quem é vegan sente repulsa só de pensar nesta receita, inclusive eu – tive dificuldade em pesquisar receitas para me inspirar e chegar a uma receita muito idêntica a nível de sabor. Procurei imenso pela internet para encontrar uma receita semelhante que substituísse a receita de caracóis, mas como não encontrei nada do género, decidi inventar algo parecido com a receita de caracóis. Uma receita sem dor e saudável – uma receita de caracóis vegan. Preparei esta receita para quem está a ponderar abraçar o veganismo, mas ainda sente algumas dificuldades – ou porque não se consegue desligar de algumas receitas, ou porque pensa que o convívio em família poderá ficar condicionado e os petiscos já não vão ser a mesma coisa. Com esta receita de tofu para substituir os caracóis, vão poder beber a vossa cerveja (vegan) e palitar alguns cubinhos de tofu enquanto jogam às cartas, numa tarde de verão. Os caracóis por sua vez, vão estar na liberdade e a aproveitarem os dias de calor sem os predadores dos humanos a persegui-los constantemente.

Porque não consumir caracóis? Os caracóis são seres sencientes – sentem dor, tal como qualquer outro animal, tal como nós. Mesmo não sendo necessário que seja provado, ainda assim a ciência comprova que realmente os caracóis, os caranguejos e outros animais semelhantes sentem dores, têm necessidades próprias e tal como qualquer animal deseja viver e tem todo esse direito. Como digo anteriormente, nem eram necessárias as provas de que eles sentem dor, basta apenas sabermos que são animais e não são comida.

Se existem soluções para deixar de consumir animais, neste caso, os caracóis, porque não aproveitar? Para substituir ao máximo esta receita, inspirei-me em receitas como: caracóis à Portuguesa, caracóis à Algarvia e caracóis à Alentejana, entre outras receitas. Durante estas misturas e inspirações, criei a receita – Tofu para Substituir os “Caracóis” à moda da Carina que deu origem aos Tofucóis. O melhor ainda desta receita – é mais prática de preparar, não cria espuma nenhuma durante a cozedura, ainda é mais rápida a cozinhar e come-se tudo (não há preocupação – como tirar os caracóis de dentro da casca, porque não sairam durante a cozedura, cascas e mais cascas para o lixo – nesta receita de Tofucóis comem tudo e só têm de lavar a travessa). É tão triste pensar que nesta altura do verão tantos caracóis estão a servir de “petisco”. Tantos a fugirem dos tachos, a tentarem salvar a vida deles. É macabro manter os caracóis como refeição / petisco e ainda provocar tanta dor, apenas para servirem de alimento (e nem é para tirar a fome, é apenas um hábito). Vamos alterar estes hábitos?

Os cubinhos de tofu para substituir os caracóis, podem servir como um aperitivo durante as tardes e as noites quentes do verão, ou acompanharem as vossas melhores receitas. Podem surpreender todos aqueles que acham que o veganismo é simplório e não pode ser divertido, ou não permite a união em família. Pelo contrário, o veganismo é mesmo muito mais divertido, e a união em família passa a ser cheia de amor, sem sofrimento e sem morte à mesa. De certeza que tudo é mais puro e mais alegre durante o convívio. Experimentem e convertam todos aqueles que já estão preparados a abraçar o veganismo.
Esta receita está disponível para a versão Bimby e modo Tradicional.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 30 m
Serve 6
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 500g
    Tofu
  • 1
    Malagueta
  • 1
    Cebola
  • 4
    Dentes de alho
  • Água, até cobrir
  • 50ml
    Azeite
  • 3
    Folhas de louro
  • 4 cch
    Oregãos
  • 1 cch
    Tomilho
  • 1 csp
    Miso branco (opcional)
  • Flor de sal ou sal marinho, a gosto (se utilizar miso, não coloque sal)
  • Pimenta preta, a gosto
  1. Retire o tofu da embalagem e drene o líquido: envolvendo o tofu num pano ou em papel de cozinha, até sair o líquido. (isto vai fazer com que o tofu consiga absorver melhor os sabores).
  2. Corte o tofu em cubinhos muito pequenos (como na imagem em baixo), corte a malagueta ao meio. Pique a cebola e os alhos.
  3. Coloque os ingredientes cortados num tacho e junte água até cobrir os cubinhos de tofu.
  4. Adicione o azeite, as folhas de louro, os oregãos, o tomilho, o miso branco (opcional), o sal e pimenta preta.
  5. Leve ao quente, quando começar a ferver, deixe cozinhar durante 20 minutos e desligue.
  6. Sirva com palitos, os cubinhos de tofu ainda quentes e com a calda.
  1. Retire o tofu da embalagem e drene o líquido: envolvendo o tofu num pano ou em papel de cozinha, até sair o líquido. (isto vai fazer com que o tofu consiga absorver melhor os sabores).
  2. Corte o tofu em cubinhos muito pequenos (como na imagem em baixo) e corte a malagueta ao meio. Coloque no cesto da Bimby.
  3. No copo da Bimby coloque a cebola e os alhos, programe 6 seg | vel 4
  4. Junte a cebola e os alhos ao tofu no cesto.
  5. No copo da Bimby adicione a água (800 ml).
  6. Coloque o cesto na bimby e por cima adicione o azeite, as folhas de louro, os oregãos, o tomilho, o miso branco (opcional), o sal e pimenta preta, programe 20 min | temp 100º C | vel Colher Inversa
  7. Sirva com palitos, os cubinhos de tofu ainda quentes e com a calda.
Tofucóis - Tofu para Substituir os Caracóis5

Tofucóis - Tofu para Substituir os Caracóis6
Sugestão
Sirva com palitos para ir retirando os cubinhos de tofu.