Fui escolhida pela Patrícia do Not Guilt Pleasure, para responder à TAG – Conhecendo Novos Blogs. Não sei ao certo de onde partiu a ideia, mas é de facto uma boa forma de divulgar blogs de lingua portuguesa onde se fale sobre o veganismo. Na realidade esta TAG é para conhecermos melhor quem são as pessoas que dão vida aos blogs e diversas questões que certamente interessam a muitos leitores. Portanto aqui vai a minha participação à TAG – Conhecendo Novos Blogs.

Qual é a história por trás do nome do blog?
Quando decidi que queria criar um blog sobre veganismo, começaram as ideias para os nomes. Todos eles pareciam que não se encaixavam nas ideias que tinha. Outros nomes que surgiam, ou estavam registados, ou eram confusos demais e ficavam sempre para trás. Lembro-me como se fosse hoje, um dia vinha na IC19, perto da Impala e dirigia-me para casa, quando vi um grande camião com uma grande publicidade de vegetais frescos, deveria ser de um dos supermercados Continente ou Pingo Doce. Naquele momento já vinha a pensar no nome para o Blog (hoje em dia Site) e surgiu-me a ideia de que o que eu pretendo que todas as pessoas façam é terem apenas os vegetais em cima da mesa e nada mais. Ou seja, eu queria os “veggies on the table”. E surgiu-me o nome Veggietable, no entanto na minha mente via sempre escrito Veggitable, soava-me muito bem. E nesse mesmo dia criei o blog, e as redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter, etc.

O que te motivou a criar o blog?
Já algum tempo que queria criar um blog onde pudesse falar sobre veganismo, onde também pudesse guardar receitas veganas que eram feitas aqui em casa. Porque desde que nos tornamos vegans, não havia um dia aqui em casa que repetíssemos alguma receita, todas elas eram diferentes e por vezes esquecíamos como tínhamos chegado aquele resultado. Como ainda hoje andamos atrás de uma quiche que ficou deliciosa como nunca tinha provado alguma, mas ainda não nos lembramos como a fizemos. Precisávamos de um diário, uma forma rápida de aceder às nossas receitas e também que outras pessoas se inspirassem nelas.

Qual foi o post que mais gostaste de escrever? Porquê?
Neste momento tenho um post que mais gostei de escrever, mas não foi lançado no site, porque foi para a Revista Vegetariana do Centro Vegetariano. Mas tenho um outro que me deu imenso gosto escrever que é o A Redescoberta da Meditação. Porquê? Porque quando o assunto é sobre meditação fico muito interessada, e como medito todos os dias de manhã e sei que é uma boa prática, gostei muito de transmitir também isso aos leitores da Veggitable.

O que de melhor o blog tem trazido à tua vida?
O Site tem-me dado muito conhecimento, uma vez que preparo artigo para poder informar todos os que acompanham e venham a acompanhar a Veggitable, fico sempre a conhecer um pouco mais sobre vários assuntos. Tenho conhecido pessoas que também seguem este estilo de vida e é muito gratificante saber que existem cada vez mais pessoas que se interessam pelo veganismo. Tem-me dado mais destreza a escrever, mais força e mais vontade de partilhar todo o conhecimento que fui adquirindo e isso é o que me preenche todos os dias e me trás felicidade.

Onde encontras inspiração para o blog?
Comecei por ter inspiração nas receitas da minha mãe. Ela também é vegan, mas anos atrás enquanto não era tinha imensos livros de culinária e eu “infelizmente” gostava das receitas que ela fazia. Digo “infelizmente” assim como ela também hoje em dia o diz, dizemos isto porque não eram receitas agradáveis, mas na altura gostávamos, hoje em dia ela utiliza muitos desses livros e traduz as receitas para vegans, a minha inspiração começou aí e ainda hoje me dedico muito aos livros onde aparece carne e peixe, leite o ovos precisamente para quem ainda está habituado, conseguir sair desses animais e continuar com o sabor que está habituado. Mas sigo alguns blogs que considero muito bons e por vezes surge uma ideia que nada tem a ver com aquele blog o que me trás imensa alegria porque é mesmo esse o objectivo, porque tento ao máximo ter receitas diferentes para dar oportunidade de quem ainda não segue uma alimentação vegana, ter várias opções entre o meu site e outros sites portugueses também para saberem que é tão fácil e prático seguir este estilo de vida vegano.

O que te leva a seguir um blog?
Só sigo blogs que “sejam vegans”, porque não me interessa ver receitas onde entrem animais (carne, peixe, leite e ovos). Por isso sempre que encontro algum blog vegan e se me interessar a organização dele a forma como são apresentadas as receitas, sigo. Por vezes ainda sigo aqueles que utilizam mel, mas porque sei que facilmente qualquer pessoa traduz para tâmaras, geleias, açúcares, etc. De resto outros não sigo apenas porque não me identifico.

Como imaginas o teu blog no futuro?
Imagino o site, com uma loja mais recheada, com mais visitas diárias, porque acredito que cada vez mais pessoas seguem este estilo de vida. Quero que a App Veggitable – Receitas Saudáveis e Vegans para iPhone e iPad (podem fazer o download aqui) seja cada vez mais conhecida. Acredito que um dia haverá muitos mais sites e blogs sobre o mesmo tema, e quero este dia chegue o mais rápido possível porque é sinal de que estamos a crescer e a mudar os pensamentos, estamos a questionar, a ajudar a questionar tudo o que nos ensinaram desde novos. A mudar, a evoluir.

Qual foi a situação mais caricata que já te aconteceu a cozinhar?
A situação que me lembro que aconteceu mais caricata, foi recentemente quando preparava as receitas para a aplicação Veggitable – Receitas Saudáveis e Vegans para iPhone e iPad (podem fazer o download aqui) tinha preparado a mesa com o prato, com os adornos e estava tudo preparado, ausentei-me uns segundos para ir buscar mais um efeito, e quando chego ao local estava a minha gata Siri a comer toda contente, fiquei segundos a olhar para toda a situação e comecei a fotografar. Claro que essas fotos ficaram no nosso making off e preparei um outro prato. São situações engraçadas que nos acontecem e agora sempre que olhamos para a fotografia na App lembramos esse dia.

Se vivesses numa cidade diferente da que vives agora, onde te encontraríamos? Porquê?
A cidade que escolheria seria Bodh Gaya, que fica na India, porque é um local com muito boa energia e inspiração. Onde me identifico neste momento presente. Mas também não descartava a opção de ser em Amesterdão na Holanda, mas isso ainda não sei porquê. A Suíça também sei que é um país que me iria identificar porque saber que têm uma grande população que aceitam muito bem os animais, como seres sencientes e que até nos café os aniamis podem entrar com os seus amigos (também conhecidos como donos) – Não utilizo esta expressão apenas porque não considero dona dos meus animais, considero-os os meus bebés e meus amigos.

Três coisas sem as quais não passas?
Não consigo evitar uma conversa sobre veganismo quando surge algum tema que considero que é de perfeito encaixe – Apesar de por vezes não ser bem recebida, mas isso faz tudo parte do caminho que escolhi e aceito-o muito bem.
Não passo sem bananas em casa. Se existem duas bananas em casa, já sei que é altura de ir às compras. É uma fruta que sacia e é muito prática para levar para fora. Praticamente todos os dias como ao pequeno almoço de várias formas.
Perfume energético (vegan) que me trás e dá energia positiva para todo o dia. Todos os dias coloco, mesmo se não for sair de casa.

Deixo aqui os Blogs que desafio para responderem a esta TAG
Joana, a Vegetariana
Compassionate Cuisine
Presunto Vegetariano
Tempero Alternativo/
Veganana
Vegan aos 30
Veggo

Para responderem a esta TAG precisam de:
Responderem às minhas 10 perguntas
Nomearem entre 3 a 10 blogs (de preferência blogs vegetarianos/veganos)
Escreverem 10 novas perguntas ou utilizarem as minhas

As minhas perguntas são:
O que te motivou a criar o blog/site?
Onde encontras inspiração para o blog/site e para as fotografias?
O que te leva a seguir um blog/site?
Qual a receita que mais dificuldade tiveste até atingir o objectivo?
Como coordenas o tempo com o blog/site?
O que tem sido mais desafiante desde que criaste o blog/site?
Consideras importante encaminhar o blog/site para uma vertente exclusivamente vegana?
Quais os 3 objectivos que queres alcançar no futuro com o teu blog/site?
Quais os 3 conselhos que darias a quem gostava de começar um blog/site?
Três coisas sem as quais não passas?