Já à algum tempo que me não fazia salame de chocolate, mas apetecia-me imenso partilhar aqui no blog um salame de chocolate vegan, (sem qualquer ingrediente de origem animal). Segui uma receita que tenho num livro de receitas muito antigo e que utilizava bastantes vezes quando era mais nova. Desta vez olhei para a receita com outros olhos (para que é que o salame leva leite e ovos, para quê?), com imensa vontade de experimentar fazer um salame vegan, coloquei mãos à obra e fui tentar seguir a receita, mas substituindo os ingredientes de origem animal, por ingredientes de origem vegetal.

Utilizei o chocolate preto do Lidl, porque para além de ser super delicioso é quase dos únicos em supermercados que não leva leite ou leite em pó. Utilizei as bolachas maria da marca Gullon porque também não levam leite nos ingredientes – Podem ver mais sobre as bolachas desta marca em Bolachas Vegans da Marca Gullon e utilizei o creme de barrar da marca Alpro – Podem ler mais sobre estas manteigas / creme para barrar da marca Alpro em Cremes (manteigas) para Barrar e Cozinhar da Alpro.

Não adicionei qualquer tipo de doce, nem açúcar nem geleias, porque na minha opinião não precisa, no entanto se preferirem podem adicionar geleia de agave ou outra geleia ou doce ao vosso gosto. Podem faze-lo na altura que adicionarem a bebida vegetal por exemplo. Espero que gostem deste salame mais saudável e super delicioso.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Médio
Duração 30 m
Serve 8
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 200g
    Chocolate preto (sem ovos, leite, ...)
  • 1 csp
    Manteiga vegetal de soja (exemplo: alpro)
  • 125g
    Bebida vegetal (aveia, arroz, amêndoa, soja, ...)
  • 1
    Pacote de bolacha - tipo maria (sem ovos, leite, ...) - 190g
  • 70g
    Amêndoas palitadas
  1. Parta o chocolate aos bocados coloque num recipiente e derreta em banho maria*.
  2. Quando estiver derretido coloque a manteiga/creme vegetal de soja (se estiver fria, derreta um pouco) e envolva bem. (o chocolate vai ficar mais duro, é normal)
  3. Adicione a bebida vegetal (que pode ser um pouquinho morna) e volte a envolver bem.
  4. Parta aos bocados as bolachas.
  5. Coloque as bolachas partidas e a amêndoa palitada.
  6. Envolva bem até as bolachas e a amêndoa ficarem bem envolvidas no chocolate. (se estiver muito líquido coloque uns minutos no congelador)
  7. Coloque o salame ao comprido com aproximadamente 30 cm na folha de alumínio. Feche a folha de alumínio, incluindo as pontas e coloque no congelador.
  8. Deixe no mínimo 1 hora no congelador.
* Banho maria: coloque água num tacho ou num recipiente e coloque um outro tacho ou recipiente mais pequeno por cima como que a “boiar” e dentro do pequeno coloque o chocolate partido em bocados. Leve ao lume (caso tenha colocado no tacho) ou coloque água acabada de ferver (caso coloque num recipiente). Mexa até o chocolate derreter completamente.