Esta é mais uma receita triste, que me lembrei de preparar para quem ainda sente falta da receita de origem animal a salada de orelhas de porco. A receita publicada aqui anteriormente: Tofucóis – Tofu para Substituir os “Caracóis” está mais ou menos na mesma gama que esta. Como a anterior, também tentei procurar alguma receita que fosse semelhante à salada de orelhas de porco que infelizmente é muito consumida em vários países.

Mais uma vez senti imensa dificuldade em procurar receitas deste estilo na internet por causa das imagens que aparecem. Mas preferi fazê-lo para conseguir inspirar-me a produzir uma receita de salada vegan de orelhas de porco, muito parecida com a receita de origem animal. Fico perplexa com a tamanha descontração em criarem receitas à base de animais, quando já temos na natureza tantas oportunidades deliciosas que nos asseguram todos os benefícios e nutrientes ao nosso organismo.

Então como surgiu a ideia de criar uma salada de cogumelos orelhas de judas? Um dia o Artem estava a preparar uma receita e decidiu colocar os cogumelos orelhas de judas desidratados, que tínhamos comprado no Supermercado Aldi – costumam aparecer muito regularmente cogumelos desidratados no Aldi (cogumelos shiitake, cogumelos shimeji, cogumelos orelhas de judas e mistura de cogumelos). Enquanto comia os cogumelos orelhas de judas fizeram-me lembrar as orelhas de porco, que infelizmente cheguei a comer, antes de abrir o meu consciente e me tornar vegan. Naquele momento lembrei-me logo de preparar uma salada de cogumelos de orelhas de judas, para quem ainda não é vegan, saiba que não é necessário abdicar de nenhum sabor, apenas é necessário utilizar a criatividade e preparar refeições deliciosas sem torturar, nem matar nenhum animal.

A primeira vez que vi à venda os cogumelos orelhas de judas, pensei que não eram vegans, nem tão pouco um cogumelo verdadeiro. Porque têm aspecto de serem pele de animal. Mas depois de algumas pesquisas, descobri que os cogumelos orelhas de judas, são uma outra variante dos cogumelos. Mas existem ainda poucas receitas de cogumelos orelhas de judas. Já tenho mais uma ideia para a próxima utilização destes cogumelos. Fiquem atentos.

O que são cogumelos orelhas de judas? Também conhecidos como: ouvido árvore, orelha nuvem, orelha de madeira e orelha de judas, mas Auricularia aurícula-judae é o nome científico deste cogumelo – são cogumelos com aspecto de borracha, que crescem em ramos e troncos das árvores. É muito utilizado na cozinha asiática. Têm uma tonalidade castanho escuro (marrom) ou preto – dependendo da húmidade. Estes cogumelos têm propriedades muito benéficas – melhoram a circulação sanguínea, anticoagulantes, reduzem o colesterol mau, controlam o fluxo menstrual excessivo, balançam o yin e yang, antioxidantes, calmantes, ajudam a tratar problemas de fígado e estômago.

Os cogumelos orelhas de judas, são vegans? Sim, apesar do aspecto e do nome, os cogumelos orelhas de judas são uma outra variante dos cogumelos.

Onde comprar os cogumelos orelhas de judas secos e frescos? Os cogumelos orelhas de judas secos, costumo comprar no Supermercado Aldi quando aparecem, caso não encontrem ou não tenham um Aldi perto de vocês, podem encomendar neste site: Cogumelos de Portugal (nunca comprei nada neste site pelo que não posso dizer como funcionam). Os cogumelos orelhas de judas frescos tenho mais dificuldade em encontra-los e ainda não os vi à venda.

Esta salada fresca de cogumelos orelhas de judas, foi aprovada aqui em casa e está muito semelhante à receita de orelhas de porco. Por isso atenção que se forem vegans: vão-se arrepiar a primeira vez que provarem. Confesso que a primeira vez que provei, custou um pouco a engolir de tão parecida que ficou esta salada. Se ainda não abraçaram o veganismo: acredito que vão achar esta receita muito idêntica e já não precisam de fazer com orelhas de porco, porque o sabor está todo aqui nesta receita. Experimentem e surpreendam os vossos amigos e familiares agora neste verão quando eles disserem “ah, nem sabes o que perdes”.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 30 m
Serve 6
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 100g
    Cogumelos Orelhas de Judas
  • ½
    Limão
  • 1
    Ramos de coentros
  • ½
    Cebola, picada
  • 6
    Dentes de alho
  • 1L
    Água
  • 1
    Folha de louro
  • 50ml
    Azeite
  • 20ml
    Vinagre de maçã (cidra)
  • Flor de sal ou sal marinho, a gosto (opcional)
  • Pimenta preta, a gosto
  • Azeitonas, a gosto
  1. Caso utilize cogumelos desidratados, comece por hidratar os cogumelos orelhas de judas: coloque os cogumelos num recipiente com água e deixe hidratar durante 20 minutos. Escorra a água. (caso contrário, siga para o passo 2)
  2. Corte os limão em quatro partes. Pique os coentros, a cebola e os alhos. Reserve.
  3. Num tacho coloque os cogumelos orelhas de judas, a água, o limão e a folha de louro. Quando ferver, deixe cozinhar durante 10 minutos.
  4. Escorra a água e reserve os cogumelos orelhas de judas. Se necessário corte alguns que sejam maiores.
  5. Coloque os cogumelos orelhas de judas numa saladeira e adicione a cebola, os alhos, os coentros, o azeite, o vinagre, sal e pimenta preta.
  6. Envolva bem e leve ao frigorífico no mínimo 3 a 4 horas para apurar o sabor.
  7. Sirva frio, com azeitonas.
Salada Cogumelos Orelhas de Judas5

Salada Cogumelos Orelhas de Judas6