Quando saímos por alguns dias ou mesmo quando sabemos que os nossos gatos, cães ou outros de animais, vão ficar algum tempo ou algumas horas sozinhos em casa, sem a nossa presença. Temos o cuidado de manter as portas abertas para que eles possam circular pela casa à vontade.

Alguns dos meus gatos têm a tendência de subir para cima das portas e quando saltam para o chão ou para algum móvel a porta mexe-se e fecha-se. Já aconteceu um deles ficar algumas horas fechado numa das divisões da casa, sem acesso à comida, água ou casa de banho o que o deixou com certeza muito aflito, assim como os outros todos do outro lado da porta a ouvirem-no a tentar sair.

Para que isso nunca mais acontecesse, compramos umas calçadeiras no Aldi para prender as portas, mas não gostamos porque não são universais para todas as portas e pelo menos nas minhas portas, com um pouco de pressão era suficiente para a fechar. A solução não era a melhor e por isso devolvemos as calçadeiras. Como improviso colocamos bocados de cartão ou revistas muito dobradas para fazer pressão na porta e assim mantê-la sempre aberta.

Mas a nossa ideia era arranjar mesmo uma solução mais simples, mais cómoda e estéticamente mais apresentável. Descobrimos no IKEA, uns travões ou apoios (podem ver aqui: travão p/porta, branco, da marca Patrull) para prender as portas que em principio são universais e assim dão para cada porta que tiverem em casa. Colocamos o travão para porta numa das portas (uma porta que mantemos quase sempre aberta) porque não necessitamos tanto de abrir e fechar e assim o travão está sempre lá. Se necessitarmos tiramos e mexemos a porta claro. Temos outros guardados para quando saímos por algum tempo que colocamos em todas as portas para elas ficarem sempre abertas.

No entanto para o dia-a-dia o IKEA também tem uns batentes (podem ver aqui: protetor de dedos p/portas, da marca Patrull) que podemos colocar em cima da porta e mesmo que ela se feche, nunca se fecha completamente, podendo os gatos com a pata abrir ligeiramente e sair. Estes batantes ainda asseguram que com as correntes de ar, ou outra qualquer situação, as portas não se fechem por completo e derepente, correndo o risco de entalarem a cauda dos cães ou gatos. Praticamente não se notam estes batentes, principalmente para quem tiver portas brancas.

São os dois muito fáceis de colocar, ficam muito firmes à porta e o outro ao chão, mas se precisarmos de os tirar também os tiramos facilmente, os gatos é que já têm alguma dificuldade o que nos garante que as portas ficam presas e os nossos gatos salvos e felizes por poderem circular por toda a casa.

Os batentes (protetor de dedos p/portas): podem colocar na parte de cima da porta para ficar estéticamente mais apresentável. E manter todos os dias.
Apoios de chão (travão p/porta, branco): podem colocar naquelas portas que não abrem nem fecham diariamente e colocar nas outras quando vão de férias ou algum tempo para fora.

ATENÇÃO
Não se esqueçam de ter sempre muita água e comida quando não estão em casa durante algum tempo. Os animais bebem por vezes mais água do que nós imaginamos. A água também evapora e por isso é bom assegurar que têm bastantes recipientes com água à disposição, assim como a comida. Boas proteções.