Queria neste natal oferecer-vos uma receita de panetone vegan e aqui está ela. Este panetone vegan fica super fofo e apesar de parecer complicado, faz-se muito bem e até é relativamente rápido a fazer. O que demora mais é mesmo a levedar e quando está no forno, de resto é muito rápido de preparar. Vão gostar. Podem também ver a receita de Chocotone – Panetone de Chocolate.

Fiz algumas tentativas (não muitas, acho que acertei à segunda), mas valeu a pena. Adorámos este panetone, no fundo é simples e fácil de fazer. Vi muitas receitas de panetone e achei-as muito complicadas e/ou não eram bem aquilo que eu queria. Inspirei-me em várias receitas de panetone que levam leite e ovos e por isso fiz a substituição destes dois (do ovo e do leite). A substituição do leite é a mais simples, basta trocar por bebida vegetal que mais gostem (soja, aveia, arroz, amendoa, avelã, coco, …) existem imensas no mercado à venda. Podem ler mais sobre as bebidas vegetais e em: Porque consumir: Bebidas Vegetais e se quiserem podem ler mais sobre o leite de origem animal na TAG do blog: Porque não consumir: leite de origem animal.

Para substituir os ovos, pode parecer mais complicado, mas hoje em dia não é de todo complicado. Existem imensas opções e alternativas para não utilizar ovos em qualquer receita. Dentro das que existem ainda gosto de inventar outras tantas. Por acaso desta vez foi o Artem (o meu namorado) a inventar. 1/2 banana substitui 1 ovo em receitas para bolos. Mas ainda assim, nesta receita não achei que ia ser a melhor substituição porque precisava de líquido, mas também não queria adicionar a linhaça + água (uma outra forma de substituir o ovo). Queria mesmo a 1/2 banana então ele (o Artem) sugeriu adicionar bebida vegetal à banana e funcionou perfeitamente para aquilo que eu queria. Podem utilizar água na mesma quantidade que o resultado é o mesmo. A receita desta substituição do ovo está nos passos da receita.

Este bolo quere-se muito fofo e com bastante ar na massa por isso o ideal é fazer primeiro a “esponja” ou seja preparar o fermento à parte e só depois juntar. Poderíamos colocar o fermento directamente no recipiente da massa, mas o resultado não iria ser tão fofo. Podem ainda ver outras receitas de Natal em: Feriados e Especiais -> Natal.
Esta receita está disponível para a versão Bimby e Tradicional.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Médio
Duração 2 h
Serve 12
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
Esponja
  • 150ml
    Bebida vegetal, morna (soja, aveia, arroz, ...)
  • 25g
    Fermento padeiro fresco
Massa
  • 270g
    Farinha de trigo, branca
  • 70g
    Açúcar amarelo
  • 50g
    Manteiga / creme para barrar ou para assar, fria (provamel, alpro, ...)
  • 150g
    Frutos secos (mix: avelãs, amêndoas, nozes ou castanha do pará) ou frutas cristalizadas
Calda
  • ½
    Banana (aprox. 80g)
  • 30ml
    Bebida vegetal (soja, aveia, arroz, ...)
  • 2 csp
    Geleia de agave
  • ¼ cch
    Essência de baunilha em pó ou 1/2 c.chá essência de baunilha líquida
Cobertura
  • ½ cch
    Geleia de agave
  • ½ cch
    Bebida vegetal (soja, aveia, arroz, ...)
  • Frutos secos picados, a gosto
Esponja
  1. Num recipiente coloque a bebida vegetal morna. Adicione o fermento partido em bocadinhos.
  2. Envolva bem com um garfo até o fermento se desfazer completamente.
  3. Deixe descansar por 15 minutos, tapado com um pano e num local escuro (pode ser dentro do forno desligado). (imagem 1)
Massa
  1. Noutro recipiente, coloque a farinha, o açúcar e a manteiga.
  2. Com um garfo ou uma Vara de Arames misture para ligar os ingredientes. (caso fiquem pequenos pedaços de manteiga inteiros, não há problema)
Calda
  1. Num recipiente pequeno esmague a banana e adicione a bebida vegetal. Envolva bem (esta mistura é a substituição do ovo).
  2. De seguida adicione a geleia de agave e a baunilha, envolva novamente muito bem.
Montagem
  1. Misture os ingredientes da calda na esponja e envolva delicadamente com um garfo ou uma Vara de Arames até ficar uniforme.
  2. No recipiente que tem a farinha, faça um buraco no centro e adicione a esponja já misturada com a calda.
  3. Misture muito delicadamente com um garfo ou uma Vara de Arames e sempre para o mesmo sentido, até ficar unido e uniforme evitando que o ar saia da massa.
  4. Adicione os frutos secos picados grosseiramente e envolva delicadamente e no mesmo sentido.
  5. Unte uma forma de panetone de 500 gramas ou pode optar (como eu fiz) numa forma redonda e alta / forma inglesa / forminhas de queques/cupcakes/muffins untadas com um pouco de óleo vegetal.
  6. Coloque a massa na forma escolhida até a meio da forma e bata ligeiramente na bancada para assentar.
  7. Pincele a superfície com um pouco de óleo vegetal para que a parte superior fique lisa.
  8. Deixe levedar por 1 hora ou até dobrar de tamanho, tapado com um pano e num local escuro (pode ser dentro do forno desligado).
  9. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC durante 30 minutos ou até ficar dourado e cozido (para verificar se está cozido bata com a mão na base da forma, se fizer um som oco, está cozido).
Cobertura
  1. Misture a geleia de agave com a bebida vegetal e pincele por cima do panetone ou dos panetones (caso divida por várias formas).
  2. Adicione um mix frutos secos bem picadinhos.
Esponja
  1. No copo da Bimby coloque a bebida vegetal e programe 1 min | vel 1 | temp 50º
  2. Adicione o fermento partido em bocadinhos, programe 1 min | vel 3 | temp 37 ºC
  3. Retire para um recipiente e deixe levedar por 15 minutos, tapado com um pano e num local escuro (pode ser dentro do forno desligado). (faço a esponja em modo tradicional) (imagem 1)
Massa
  1. Sem lavar a Bimby coloque a farinha, o açúcar e a manteiga, programe 1 min | vel 5
  2. (caso fiquem pequenos pedaços de manteiga inteiros, não há problema)
Calda
  1. Num recipiente pequeno esmague a banana e adicione a bebida vegetal. Envolva bem (esta mistura é a substituição do ovo).
  2. De seguida adicione a geleia de agave e a baunilha, envolva novamente muito bem.
Montagem
  1. Misture os ingredientes da calda na esponja e envolva delicadamente com um garfo ou uma Vara de Arames até ficar uniforme.
  2. Adicione a esponja já misturada com a calda no copo da Bimby onde tem a mistura da massa, programe 30 seg | vel 3
  3. Adicione os frutos secos picados grosseiramente (ou as frutas cristalizadas) e para amassar, programe 1 min | vel espiga
  4. Unte uma forma de panetone de 500 gramas ou pode optar (como eu fiz) numa forma redonda e alta / forma inglesa / forminhas de queques/cupcakes/muffins untadas com um pouco de óleo vegetal.
  5. Coloque a massa na forma escolhida até a meio da forma e bata ligeiramente na bancada para assentar.
  6. Pincele a superfície com um pouco de óleo vegetal para que a parte superior fique lisa.
  7. Deixe levedar por 1 hora ou até dobrar de tamanho, tapado com um pano e num local escuro (pode ser dentro do forno desligado).
  8. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC durante 30 minutos ou até ficar dourado e cozido (para verificar se está cozido bata com a mão na base da forma, se fizer um som oco, está cozido).
Cobertura
  1. Misture a geleia de agave com a bebida vegetal e pincele por cima do panetone ou dos panetones (caso divida por várias formas).
  2. Adicione um mix frutos secos bem picadinhos (bimby 5 seg | vel 6)
Bolo Rei1-3

panetone-video