Os palmiers ou como costuma-se escrever em português palmieres, é um bolo oriundo de frança – também conhecido como coração de frança. são daquelas receitas que nos questionamos muitas vezes como é que são produzidos. Mas depois de sabermos como se prepara, faz todo o sentido e até é bastante fácil de os produzir em casa – com ferramentas caseiras, não sendo necessário fabricas ou pasteleiros profissionais.

Os palmiers são bastante consumidos em pastelarias e ultimamente muito fáceis de comprar em qualquer supermercado. Vendidos em pacotes com imensos palmiers. O que antes se comprava à unidade, hoje vendem-se aos pacotes (cheios de conservantes e açúcar). E nisto tudo são os animais que tem de “trabalhar” ou seja serem explorados para as fabricas encherem os supermercados destes doces.

Em casa podemos fazer e de forma mais saudável, estes bolos tão desejados por tantos. Em poucos passos e com poucos ingredientes podemos preparar rapidamente os palmiers caseiros que mais gostarmos – simples, com canela, frutos secos, doces, compotas ou mesmo cremes. Fica ao vosso critério de como gostam mais de comer os vossos palmiers caseiros.

Não tenho por hábito comprar massas folhadas, mas quando compro opto sempre pela massa folhada do Lidl, porque não contém nenhum ingrediente de origem animal, como outras massas folhadas de outros supermercados – por exemplo: Continente, Pingo Doce, Minipreço, Intermaché, Aldi, etc. Mas podem preparar a massa folhada caseira do livro que lancei recentemente Cozinha 100% Vegetal e Saudável – disponível nas livrarias: fnac.pt, bertrand.pt, Supermercados: Jumbo e Continente e ainda online na www.wook.pt, http://almedina.net, Loja Veggitable e outras.

Preparei mais algumas receitas com esta massa folhada, para vos trazer algumas ideias como podem utilizar as massas folhadas – podem ver outras ideias em Massa Folhada.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 30 m
Serve 20
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 1
    Massa folhada (Lidl)
  • Canela em pó, a gosto
  • Geleia de agave ou açúcar amarelo, a gosto

  1. Estenda a massa folhada numa bancada.
  2. Pincele a superfície da massa folhada com a geleia de agave (ou espalhe açúcar amarelo).
  3. Espalhe a canela em pó sobre a geleia (ou o açúcar).
  4. Enrole a massa folhada do lado mais largo e até ao meio.
  5. Faça o mesmo à outra ponta mais larga até se encontrarem, ficando com dois rolos unidos.
  6. Com uma faca afiada, corte fatias de 3 a 5 cm.
  7. Disponha os palmiers num tabuleiro forrado com papel vegetal, virados para cima.
  8. Achate-os um pouco para que a massa fique unida.
  9. Pincele com a geleia de agave (ou açúcar amarelo) e leve ao forno preaquecido a 200 ºC durante 15 minutos ou até ficarem dourados.
Sugestão
Pode não colocar a canela, para ficar com uns palmiers simples.