Fiz uma receita com massa folhada, mas não queria que fosse sozinha ao forno, assim para aproveitar a “fornada” abri uma outra massa folhada e comecei a fazer tiras depois enrolei-as e no final reparei que até já existem receitas desde género e eu a pensar que estava a inventar uma receita nova. Anyway, ficaram tão saborosos estes rolinhos ou palitos doces de massa folhada, que partilhei com vocês (ainda bem que tirei fotos durante a preparação). São também parecidos com os conhecidos grissini ou grissino – aqueles breadsticks (em inglês), ou seja tiras de pão estaladiço que se vende no supermercado. Mas o melhor é que estes são caseiros e podem rechear como mais gostarem.

Para pincelar no final antes de levar ao forno, preparei a famosa Calda para Pincelar Massas de Forno vegan e deliciosa. Que substitui a gema do ovo, mas muito melhor do que utilizar a gema de ovo claro. Uma receita super simples de fazer e muito divertida para servir como sobremesa.

Utilizei a massa folhada do Lidl porque é aquela que encontro sem ingredientes de origem animal. Mas podem preparar a massa folhada caseira do livro que lancei recentemente Cozinha 100% Vegetal e Saudável – disponível nas livrarias: fnac.pt, bertrand.pt, Supermercados: Jumbo e Continente e ainda online na www.wook.pt, http://almedina.net, Loja Veggitable e outras.

Preparei mais algumas receitas com esta massa folhada, para vos trazer algumas ideias como podem utilizar as massas folhadas – podem ver outras ideias em Massa Folhada

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 30 m
Serve 12
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 1
    Massa folhada (compro no lidl)
  • Canela, a gosto
  • Açúcar amarelo, a gosto
  • Calda para pincelar massas de forno

  1. Abrir a massa folhada e cortar em tiras pequenas (com aproximadamente 2 dedos de largura). (imagem 1)
  2. Adicionar o açúcar e a canela em pó. (imagem 2)
  3. Pegar em cada tira pelas pontas e dobrar até ficar num formato de canudo. Fazer o mesmo até terminarem todas as tiras. (imagem 3)
  4. Colocar os palitos sobre uma forma forrada com papel vegetal.
  5. Preparar a Calda para Pincelar Massas de Forno conforme indicado na receita e pincelar todos os palitos de massa folhada.
  6. Levar ao forno preaquecido a 200 ºC durante 15 minutos.
  7. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha.
  8. Quanto estiverem frios, pincelar novamente com a Calda para Pincelar Massas de Forno.
palitos-doces-de-massa-folhada1-3

palitos-doces-de-massa-folhada2-3

palitos-doces-de-massa-folhada3-3