Estas múmias já são super conhecidas como receita de halloween, mas adoro a fofura delas sempre que chega esta época. Por isso este ano quis partilhar com vocês como podem fazer esta receita de forma tão ética, sem qualquer ingrediente de origem animal. Existem salsichas vegetais, de soja ou tofu. Cada vez mais fáceis de encontrar. Comprei estas no supermercado Aldi. Podem ver quais são no artigo que escrevi sobre alguns produtos da marca GutBio – uma marca do supermercado Aldi – Produtos Práticos para Refeições Rápidas da Gutbio. As salsichas são vegans e muito saborosas para além de serem biológicas.

Também encontraram outras salsichas em supermercados de outras marcas, mas peço-vos para terem em atenção para serem mesmo vegans. Ou seja, não conter ingredientes de origem animal (carne, ovos, ovos em pó, leite, leite em pó, E120 (cochonilha – um insecto), soro, gordura animal, …). Encontram ainda salsichas vegetais nas lojas Celeiro.

A massa folhada, podem optar por fazer em casa, seguido a receita do meu livro de receitas Cozinha 100% Vegetal e Saudável. O livro está à venda em livrarias de Portugal, supermercados, lojas e ainda em várias lojas online, nomeadamente na loja Veggitable – Loja. Ou podem optar por comprar a massa folhada no Supermercado Lidl. É uma das que encontro sem ingredientes de origem animal. Mas contém Óleo de Palma.

Agora resta-me desejar-vos um perfeito halloween, cheio de diversão, ética e respeito por todos os Seres Vivos. Um Halloween vegan e cheio de sabor e cor é possível com imensa facilidade e em pouco tempo.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 1 h
Serve 14
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 14
    Salsichas de tofu ou soja (usei as do Aldi - Salsichas de tofu)
  • 5 cch
    Ketchup
  • 1 csp
    Geleia de agave (de arroz, ou açúcar amarelo)
  • 1 csp
    Mostarda (usei a do IKEA)
  • ½ cch
    Molho de soja (opcional)
  • 3 csp
    Oregãos, a gosto
  • 4ml
    Mostarda, para fazer os olhos
  1. Numa frigideira antiaderente com um pouco de azeite, dourar levemente as salsichas. (este passo é opcional) e deixar que arrefeçam.
  2. Preparar o molho de ketchup: misturar num recipiente, o ketchup, a geleia de agave (de arroz, ou açúcar amarelo), a mostarda, o molho de soja e os oregãos.
  3. Espalhar um pouco do molho pelas salshichas e envolver bem com as mãos. Reservar o restante molho para acompanhar as múmias.
  4. Cortar a massa folhada em tiras com 1 cm de largura. (imagem 1)
  5. Enrrolar nas salsichas deixando uma parte descoberta que será o rosto com olhos. (imagem 2)
  6. Continuar a enrrolar até terminar a massa e humedecer com água o final para ajudar a colar. (imagem 3 e 4)
  7. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelar a massa folhada com a Calda para Pincelar Massas de Forno – versão 2.
  8. Leve as múmias ao forno preaquecido a 200 ºC durante 15 a 17 minutos, ou até ficarem douradas por cima.
  9. Pincele novamente com as restante mistura – Calda para Pincelar Massas de Forno – versão 2.
  10. Com a ajuda de dois palitos, faça os olhos com um pouco de mostarda.
  11. Sirva as múmias com o molho reservado.
mumias-de-salsicha-com-massa-folhada1-4

mumias-de-salsicha-com-massa-folhada2-4

mumias-de-salsicha-com-massa-folhada3-4

mumias-de-salsicha-com-massa-folhada4-4