Hoje venho mostrar-vos os rabanetes caseiros que plantamos na nossa mini-horta.
Não sou grande “expert” na área da horta, mas interessa-me imenso o assunto pelo que comecei a tentar plantar alguns vegetais que vos vou apresentando no futuro.

Os rabanetes, são super fáceis de plantar e pelos vistos “pegam” bem mesmo sem ter uma grande horta. Demoraram aproximadamente 40 dias a crescer e a ficarem prontos para apanhar. Estes foram sempre regados e apanharam imenso sol durante as tardes de Agosto e Setembro. Para colher os rabanetes, agarra-se pelos caules, fazendo uns movimentos circulares para o rabanete desprender da terra e soltar-se suavemente. Agora com os dias de inverno a aproximar, vamos voltar a plantar mais rabanetes e ver como reagem agora com menos sol e mais frio.

Podem utilizar rabanetes em imensas receitas, saltear, utilizar em sopas, eu adoro juntar rodelas de rabanetes a saladas variadas e dar um toque com um maionese caseira ou comprada (sempre vegan claro) e terminar com sementes variadas por cima. Dá um toque apimentado e refrescante, o que para mim é delicioso.

Os beneficios dos rabanetes são:
As raízes são ricas em vitamina C o que ajudam a eliminar os radicais livres.
Rico em vitaminas do complexo B, B1, B2, B6 e fibras alimentares.
Rico em minerais, como cálcio, cobre, ferro e magnésio.
Têm uma boa fonte de antioxidantes.
Possui uma boa fonte de ácido fólico que ajuda, em várias doenças tais como Alzheimer, Anemia, Hipertensão.
Ajuda ainda na prevenção de cancro.