As sementes já estavam a ser germinadas individualmente à alguns dias e hoje foi um dia perfeito para as passar para a terra. Estava uma manhã de sol e apesar de algum vento, estava uma temperatura muito agradável para a dedicação à horta. Sempre gostei de horta, do cheiro da terra mexida, da água acabada de regar, a forma como ficavam as flores e plantas arranjadinhas, mas sempre numa perspectiva de espectador, porque era sempre a a minha mãe a fazer, eu quase nunca fazia. Lá calhava um dia ou outro que estava mais virada para o assunto, mas sempre gostei de saber, fazer perguntas, ter conhecimento, mas pensava demasiado no final do processo do que no processo em si. Antes de começar já imaginava a terra espalhada, arrumar os instrumentos, a água no chão, enfim um certo número de impedimentos que não me “deixavam” tratar de flores, plantas ou vegetais.

HortaPlantas10

Hoje em dia apenas penso no gosto que tudo me dá, preparar o espaço, meter umas luvas bonitas e próprias para jardinagem, um apoio de joelhos, uma roupa confortável, uma trança no cabelo e estou pronta para começar. Ver como em tão pouco tempo a natureza de encarrega de tão bonitas flores, plantas e vegetais, mais gosto tenho em apreciar todos aqueles os segundos que passamos a mexer em terra, a troca de instrumentos de horta de um para o outro (por enquanto utilizamos forquilha de mão, pá de mão, regador e um transplantador), as conversas agradáveis que surgem naquele ambiente tão agradável, sentir a brisa e o sol mesmo por cima de nós e a beleza de todo o cuidado que temos em não perturbar os bichinhos que passeiam pela terra. Aproveito e deixo aqui uma sugestão que utilizamos na nossa horta, para dar nutrientes aos vegetais utilizamos casca de banana misturada na terra. Na agricultura a casca de banana actua como um fertilizante, porque é rica em potássio e fósforo, que são macro-nutrientes muito importantes para o crescimento saudável das plantas.

HortaPlantas7

Não tenho muita experiência em hortas, jardinagem ou agricultura, mas é algo que nos dias de hoje me mantém interessada e tento cada vez mais ter conhecimento e saber cada técnica importante para que o sucesso de hoje possa ser ainda melhor do que o de ontem. As dúvidas que mais tenho são as regas, se rego demais ou não rego o suficiente, se posso misturar terras de anteriores plantações ou não, como se transplantam plantas de uma terra para outra, porque há raízes gigantes e não dou conta do recado. E ainda como se mexe e envolve a terra sem partir as raízes ou os cebolinhos. Hoje ainda não sei, mas um dia irei chegar lá, partilho depois todos os conhecimentos que vou adquirindo.

HortaPlantas2

Então vamos ao que plantámos hoje? Couves de Bruxelas, ou melhor uma, (porque foi a única que germinou), 3 beterrabas (adoro beterrabas e é um vegetal que incluímos bastante na nossa alimentação diária), 3 courgettes e um molhinho de manjerona (porque sou uma fã de especiarias, aliás de imensas especiarias). De resto foi só dar um ar mais fresco ao resto das plantas, mexer as terras, tirar-lhe as folhas que caíram e rega-las. E assim se passou uma manhã muito agradável.
Ficam agora algumas fotos das plantas e da horta de hoje.

HortaPlantas5

HortaPlantas3