Por vezes temos a necessidade de preparar uma sobremesa rápida, mas ainda assim deliciosa e doce. É raro comprar as massas folhadas já preparadas, mas para vos mostrar algumas técnicas de como as utilizar, preparei algumas receitas fáceis e saborosas para fazerem com estas massas folhadas de compra. Hoje são uns folhados de morango e canela que ficam realmente muito bons, com um toque suave a canela.

Não tenho por hábito comprar massas folhadas, mas quando compro opto sempre pela massa folhada do Lidl, porque não contém nenhum ingrediente de origem animal, como outras massas folhadas de outros supermercados, por exemplo Continente, Pingo Doce, Minipreço, Intermaché, Aldi, etc. Mas podem preparar a massa folhada caseira do livro que lancei recentemente Cozinha 100% Vegetal e Saudável – disponível nas livrarias: fnac.pt, bertrand.pt, Supermercados: Jumbo e Continente e ainda online na www.wook.pt, http://almedina.net, Loja Veggitable e outras.

Preparei mais algumas receitas com esta massa folhada, para vos trazer algumas ideias como podem utilizar as massas folhadas – podem ver outras ideias em Massa Folhada.

Podem ainda preparar esta receita com outras frutas frescas e da época ao vosso gosto como – figos, pêssegos, manga, kiwi, framboesas, amoras, mirtilos, entre tantas outras opções.

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 35 m
Serve 6
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 1
    Massa folhada (Lidl)
  • 24
    Morangos
  • Canela em pó, a gosto
  • Açúcar amarelo, a gosto
  • Calda para pincelar (link na descrição)
  1. Corte os morangos em fatias e reserve.
  2. Estenda a massa folhada em cima do tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal (mas não o papel vegetal da massa folhada).
  3. Com um cortador de pizza ou uma faca afiada, divida a massa longitudinalmente em 3 partes e depois divida-a ao meio. (imagem 1 em baixo)
  4. Num dos lados de cada parte de massa faça 4 golpes com o cortador de pizza ou a faca afiada. (pode dobrar a massa ao meio para saber onde se encontra um dos lados onde pode cortar. (imagem 2)
  5. Coloque aproximadamente 3 a 4 morangos na parte oposta aos cortes, adicione a canela em pó e o açúcar amarelo. (imagem 3)
  6. Dobre ao meio e faça alguma pressão nas pontas da massa (pode optar por fazer em toda a volta ou apenas nas 3 partes que é necessário unir). Com um garfo faça pressão para unir a massa de baixo com a de cima. (imagem 4)
  7. Prepare a calda para pincelar, seguindo as instruções em: Calda para Pincelar Massas de Forno.
  8. Pincele a superficie das massas (imagem 5).
  9. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC durante 15 a 20 minutos ou até ficar dourado por cima.
  10. No final, pincele com a restante calda ou prepare mais um pouco.
Folhados de Morango e Canela1-5

Folhados de Morango e Canela2-5

Folhados de Morango e Canela3-5

Folhados de Morango e Canela4-5

Folhados de Morango e Canela5-5

Sugestão
Utilizando o Raspador de Citrinos, adicione algumas raspas de lima ou limão depois de sair do forno.