– ATENÇÃO DEVOLVER –
Quem comprou o desidratador do Lidl na altura do lançamento – 27 de Agosto de 2015 – deve devolver o desidratador nas lojas Lidl, mesmo que não tenha fatura. O pedido é do fornecedor, pois o equipamento corre risco de incêndio. Nº série: 111549
Ficamos a aguardar que no futuro o lidl volte a ter estes desidratadores numa nova série sem problemas.

Comecei o ano passado a querer um desidratador de alimentos, mas não encontrava nenhum que me agradasse completamente. Ou eram caros ou eram robustos de mais, e iriam ocupar imenso o móvel da cozinha que imaginei para um desidratador. Optei então por esperar que no Lidl aparecesse. Nunca tinha visto no Lidl, mas normalmente quando ando à procura de alguma coisa ou quero alguma coisa expecifica do Lidl, nessa semana ou na seguinte aparece. É fantástico! Bem, desta vez não foi logo na semana seguinte, foi um ano de espera, mas claro também tive de lhes dar tempo de o fabricarem, ihih. Finalmente apareceu e como nesse dia não conseguia ir cedo ao Lidl, o meu namorado foi lá e haviam apenas dois logo à abertura, 1 deles é o meu, tão bom e o preço do desidratador foi 39.99€. Fiz como sempre a publicidade do desidratado nas redes sociais para que também o encontrassem, mas acredito que nem todos os tenham encontrado porque pelo que reparei apareceram poucos. Mas vão voltar a aparecer, acredito que sim.

Desidratador de Alimentos_Cascas e Morangos

Para experimentar e dizer-vos o que achei do desidratador do Lidl, experimentei desidratar: banana, maçã, morangos, pêra, cascas de laranja, cascas de limão e tomate. Antes de o utilizar pela primeira vez, liguei-o durante 30 minutos a 70º sem alimentos. Cortei os alimentos em fatias finas, mas acabei por me esquecer de os mergulhar em sumo de limão para que não ficassem escuros. Mas mesmo assim não achei que tenham ficado muito escuros.
Escolhi alimentos que necessitassem do mesmo tempo para desidratar, para aproveitar o tempo. O tempo ia de 8-10 horas. Escolhi deixar 9 horas. O desidratador, não faz muito barulho e mesmo de noite acho-o bastante silencioso. Não entendia porque é que os desidratadores eram sempre tão grandes, mas agora percebo. As horas que levam a desidratar são tão tantas, que é bom que os desidratadores sejam grandes para que possamos encher com o máximo de alimentos possivel para aproveitar melhor a eletricidade.
Este trás 5 tabuleiros largos que encaixam uns nos outros, mas ainda podemos colocar os tabuleiros a uma altura superior caso seja necessário.
Achei que não ficaram estaladiços como imaginei, mas ainda não tenho a certeza se desidratar em casa conseguimos com que eles fiquem estaladiços como os de compra ou é algo que as empresas adicionam, como por exemplo açúcar para os deixar estaladiços.
A limpeza também é muito simples, bastou passar um pano húmido pelos tabuleiros e pelo fundo do desidratador e ficou pronto para a próxima.

Desidratador de Alimentos_Maçã

Para que serve?
O desidratador de alimentos, retira a maior concentração de água dos alimentos para evitar que se criem fungos, bactérias, entre outros que são responsáveis por estragar os alimentos. Ao desidratarmos alimentos conseguimos prolongar o prazo de validade e ter disponível em casa alguns alimentos que acharmos imprescindíveis nas nossas receitas.
O meu ponto de vista, desidratar alimentos dá-nos a possibilidade de termos sempre alimentos disponíveis em casa, onde não foram utilizados processos químicos para a sua conservação. Como é o caso dos alimentos enlatados onde utilizam enxofre, grandes concentrações de azoto, entre outros químicos.

Desidratador de Alimentos_Pera

Como funciona?
O ar quente e seco do desidratador circula por cima dos alimentos e faz com que a água que está à superficie dos alimentos evapore e a água que está imediatamente a seguir a esta sobe e evapora-se também. O processo continua até que a água dos alimentos seja tão pequena que já não consegue subir mais.
Por este processo se realizar desta forma, os alimentos que contenham mais água demoram mais tempo a desidratar do que aqueles com menos concentração de água. Normalmente os tempos de desidratação vão de 6-8 horas até ao máximo 14-18 horas.

Desidratador de Alimentos_Banana

O que desidratar?
Podemos desidratar quase todos os alimentos que nos lembrar-mos. Vegetais, legumes, frutas, leguminosas ou ainda especiarias – mais a baixo encontra-se uma tabela com alguns alimentos e os tempos de desidratação.
Algumas notas e sugestões sobre os alimentos a desidratar:

Desidratador de Alimentos_Tomate

Como utilizar?
Os alimentos devem ser cortados finamente, no entanto não convém cortar fino demais porque durante o processo de desidratação os alimentos perdem água, ficam ainda mais finos e depois colam às bandejas do desidratador.
Coloca-se os alimentos espalhados pelas bandejas. Não se devem sobrepor os alimentos para que o processo de desidratação seja o melhor possível. Podemos ainda utilizar todas as bandejas ou apenas algumas consoante a nossa necessidade.
As frutas devem ser passadas por sumo de limão para não oxidarem e ficarem escuras. Os vegetais devem ser escaldados e só depois desidratados para preservarem a cor e o seu sabor.

Vegetais: escaldar os vegetais antes de os desidratar. Depois de desidratados, na altura de os consumir, mergulhar em água para hidratarem. Podem também triturar os vegetais desidratados enquanto estiverem secos como por exemplo (malagetas ou pimentões) e guardar num fracos hermeticamente fechado e utilizar como especiarias. Os cogumelos desidratados, podem ser triturados até ficarem em pó e utilizar para engrossar sopas ou molhos. Ou então re-hidratados para utilizar como cogumelos frescos.

Frutas: A fruta desidratada pode ser adicionada a cereais, mueslis ou iogurtes. Ou ainda consumida naturalmente desidratada como petisco.

Especiarias: Desidratar as especiarias com o tempo indicado para que não percam o sabor. Depois coloca-las em frascos de vidro que fechem hermeticamente para aumentar o prazo de validade.

frutas
ALIMENTO TEMPERATURA ºC HORAS
Alperces 70º 10-12
Ameixas 70º 10-12
Ananás 70º 10-12
Banana 70º 8-10
Casca de Citrinos 50º 4-6
Cerejas 70º 10-12
Figos 70º 8-10
Maçã 70º 8-10
Morangos 70º 8-10
Laranja 60º 8-10
Lima / Limão 70º 8-10
Pêra 70º 8-10
Uvas 70º 12-14
Vegetais
ALIMENTO TEMPERATURA ºC HORAS
Aipo 70º 6-10
Alho Francês 70º 6-10
Beringela 60º 6-8
Cenouras 70º 6-8
Cogumelos 50º 4-6
Cornichons 50º 6-8
Ervilhas 50º 6-8
Feijões 70º 6-8
Pimento 60º 6-8
Piri-piri 60º 6-8
Tomate 70º 7-10
Especiarias
ALIMENTO TEMPERATURA ºC HORAS
Alecrim 40º 2-4
Cebolinho 40º 2-4
Endro 40º 2-4
Estragão 40º 2-4
Manjericão 40º 2-4
Salva 40º 2-4
Salvia 40º 3
Segurelha 40º 2-4