RECEITA MOVIDA PARA O NOVO SITE

A Receita foi movida para o meu novo site em VER RECEITA: Chocotone

O Chocotone é o Panetone de Chocolate ou seja com pedaços de chocolate. A massa é toda igual ao Panetone, mas ao invês das frutas cristalizadas, passas e frutos secos, leva chocolate em pedaços. Podem ver a receita em Receita de Panetone.

Para fazer este Chocotone, utilizei a minha Receita de Panetone, mas coloquei chocolate. Este Chocotone assim como o Receita de Panetone não levam leite e ovos. A substituição destes dois é super simples, o leite substitui-se pela bebida vegetal que preferirem (soja, aveia, arroz, amendoa, avelã, coco, …) existem imensas no mercado à venda. Podem ler mais sobre as bebidas vegetais e em: Porque consumir: Bebidas Vegetais e se quiserem podem ler mais sobre o leite de origem animal na TAG do blog: Porque não consumir: leite de origem animal.

Para substituir os ovos, pode parecer mais complicado, mas hoje em dia não é de todo complicado. Existem imensas opções e alternativas para não utilizarmos ovos em qualquer receita. Dentro das que existem ainda gosto de inventar outras tantas. O Artem (o meu namorado) tinha inventado uma substituição do ovo para o Panetone e utilizei a mesma invenção aqui. 1/2 banana substitui 1 ovo em receitas para bolos. Mas ainda assim, como no Panetone e Chocotone queremos que existe um pouco de líquido e não queria adicionar a linhaça + água (que é uma outra forma de substituir o ovo). Queria mesmo a 1/2 banana ele (o Artem), sugeriu adicionar bebida vegetal à banana e funcionou perfeitamente para aquilo que eu queria por isso utilizei também aqui na receita de Chocotone. Podem utilizar água na mesma quantidade que o resultado é o mesmo. A receita desta substituição do ovo está nos passos da receita.

Este bolo quere-se muito fofo e com bastante ar na massa por isso o ideal é fazer primeiro a “esponja” ou seja preparar o fermento à parte e só depois juntar e assim faz a primeira fermentação. Poderíamos colocar o fermento directamente no recipiente da massa, mas o resultado não iria ser tão fofo. Podem ainda ver outras receitas de Natal em: Feriados e Especiais -> Natal.