A Bimby é um robot de cozinha que tem como funções: pesar, controlar o tempo, cozinhar, aquecer, cozinhar a vapor, mexer, misturar ou emulsionar, pulverizar, moer ou ralar, bater, picar, triturar e amassar. Este robot é um grande ajudante na cozinha e não ocupa muito espaço, mas apesar de ser pequena a sua dimensão faz refeições com doses grandes. No inicio do ano 2006, também tive algumas dúvidas em relação à utilização da Bimby, achei que poderia não ser tão necessária como ouvia dizer mas rapidamente a entendi. Numa semana experimentei vários tipos de refeições mais de uma por dia e todas elas ficavam tão bem, além de uma boa apresentação ficavam com um sabor delicioso.

Lembro-me de uma das minhas primeiras receitas, senão mesmo a primeira, o fabuloso arroz doce. Costumava fazê-lo numa panela, aqui em casa adoravam-no porque alterava sempre um pouco a receita e ficava tão bom que eu nem sequer acreditava. E esta tinha de ser mesmo uma das primeiras receitas a experimentar na Bimby. Quando li como se fazia, nem queria acreditar, era tão fácil que pensei que não ia sair qualquer tipo de arroz doce, mas estava enganada, ficou o melhor arroz doce que alguma vez tinha provado. Um autêntico arroz doce cremoso e saboroso, se a Bimby já me tinha conquistado, nesse momento fiquei rendida. Vieram mais e mais receitas, nessa altura, ainda não tinha a destreza de trocar receitas tradicionais para a Bimby, mas também não me recordo de não saber traduzir uma receita tradicional para uma receita Bimby, o que me leva a crer que foi uma mudança tão rápida que nem a registei. O que mais levei tempo foi a utilizar a Varoma, que é a parte superior da Bimby e que coze os alimentos a vapor, é óptima porque tem um grande espaço e coze muito bem os alimentos deixando-os com o máximo de nutrientes possíveis. Vem com vários acessórios, uma colher própria para mexer enquanto a Bimby trabalha sem correr o risco de prender a colher nas lâminas, um copo medidor que ao mesmo tempo tapa o bocal da tampa da Bimby, uma Borboleta que utiliza-se mais na confecção de bolos e a Varoma com dois níveis.

Bimby-Equipamentos4

A ideia da compra este robot de cozinha foi da minha mãe. Quando soube que vinham apresentar um eletrodoméstico a casa pensei que deveria ser tão complicado que até precisava de apresentação, mas rapidamente desisti deste pensamento quando vi a demonstradora a fazer massa para pizza. Ficamos as duas a tentar acreditar que aquele momento tinha de facto acontecido. E sim, a massa fez-se sozinha, foi apenas necessário colocar os ingredientes, programar a Bimby e a massa saiu numa bolinha perfeita que se manuseava na mão sem pegar e com um aspecto lindo. E ainda me lembro que aquela pizza ficou óptima. Tenho de admitir que pensei que a minha mãe não se ia entender com a Bimby por ter tecnologia, mas estava enganada, completamente enganada. Ela é super dada a tecnologia, eu é que não me tinha apercebido isso. Ela surpreendeu-me num piscar de olhos, fazia tantas receitas que começou a ensinar-me. Hoje em dia ela faz receitas, inventa receitas (todas vegans claro), reinventa formas de fazer as próprias receitas da Bimby, ganhou uma prática que ainda hoje me surpreende. Só podemos dizer que o robot é realmente muito fácil de utilizar.

Bimby-Equipamentos2

O Artem também conhecia a Bimby, mas nunca tinha trabalhado com ela, a primeira vez ainda me recordo bem, ele fazia tantas perguntas que pareciam ser tão óbvias, porque é que ele as fazia? Mas com o tempo comecei a entender que as dúvidas dele eram tão parecidas ou mesmo iguais às que eu tinha tido. O que é esta parte aqui de baixo? A lâmina não sai, copo não encaixa, a tampa não fecha e a Bimby não inicia. E eu respondia, esta parte é a base do copo, a lâmina por segurança só sai quando se roda a base, o copo não encaixa porque está mal colocado, a tampa não fecha porque tem ranhuras por onde encaixa, a Bimby não inicia porque o copo não fechou. Como é que ele não sabe? É tão fácil. Realmente quando já é fácil para nós, tudo é tão, tão fácil na Bimby. Depois disto o resto era só colocar para dentro do copo e ver a transformação da receita. Ele começou por adorar fazer néctares e batidos de fruta e vegetais e o primeiro que fez sozinho, pensei que ia pintar a cozinha de cor de rosa. Com ele também pensei seriamente que nunca ia entender a Bimby, mas sem que eu me apercebesse começou a fazer néctares que nunca tinha bebido. Batidos das mais diversas misturas e receitas que eu própria nunca me tinha ousado. Mas o que mais me deixou boquiaberta foram as invenções, os testes e os sucessos que vi saírem desta Bimby pelas mãos do Artem que a aceitou como eu nunca imaginei. Hoje está rendido à Bimby.

Bimby-Equipamentos3

De facto a Bimby é muito simples e prática de utilizar, é como em tudo com que trabalhamos, temos de aprender e experimentar. A utilização regular também ajuda a ganharmos mais destreza e fazer praticamente qualquer receita na Bimby. Por isso retirámos imensos eletrodomésticos da cozinha que já não eram utilizados porque quase tudo vai para a Bimby. Foi uma compra muito bem feita e hoje não me vejo sem a Bimby.

Existe ainda algum cepticismo na utilização da Bimby, porque se criou a frase “a Bimby faz tudo” mas com o “TUDO” queremos dizer que nos ajuda imenso e não é necessário ter vários eletrodomésticos e utensílios de cozinha, porque praticamente ficamos com tudo em um só. É como dizermos que uma máquina de lavar roupa faz tudo, mas temos de separar as cores, se necessário virar a roupa, colocar os detergentes detergentes, programar cada lavagem, estender a roupa, apanhar e passar a ferro. Na Bimby passa-se praticamente o mesmo.

Existe agora a Bimby 5ª Geração, que é a nova Bimby. Não tenho esta pelo que não sei a sei avaliar, mas dentro do que me informei ela tem as funcionalidades básicas da Bimby Clássica, algumas diferenças são: o copo foi aumentado para 2,2 litros, a Varoma para 3,3 litros, guarda receitas digitalmente, entre outras funcionalidades.

A compra da Bimby é feita após uma demonstração, para que o cliente consiga descobrir o máximo de potencialidade do robot de cozinha. Pode parecer mais complicada a sua aquisição, no entanto sem a demonstração talvez não atingíssemos ou não acreditávamos nas receitas fantásticas que ela pode fazer. E para terminar, posso-vos dizer não há qualquer arrependimento na compra da Bimby, ela é realmente uma campeã, uma aliada na cozinha e uma amiga, porque ajuda-nos sempre que precisamos.

O preço da Bimby é por vezes uma das rações pelas quais algumas pessoas optam por não a comprar. Mas se pensarem que esse valor vos vai trazer mais facilidade, mais rapidez na preparação de várias receitas e até vos ajudar a preparar pratos que nunca se arriscam a fazer é uma ótima compra. Ela não é cara para o que faz e para o que nos ajuda. É um investimento, um bom investimento. Se necessário para alguns de vós, poupa-se aqui e ali, nisto e naquilo, junta-se durante alguns meses e a Bimby pode ser comprada. Vão adorar.

Se gostam tanto da Bimby como eu, ou tenham alguma dúvida em relação à compra ou mesmo no manuseamento da Bimby partilhem aqui.

Fica aqui a evolução da Bimby desde 1961 até ao ano 2015 para verem como mudaram bastantes vezes os formatos da Bimby para nos oferecerem cada vez mais facilidade na cozinha.

Evolução da Bimby