Por vezes é necessário preparar uma refeição o mais rápidamente possível. Quando o tempo não é muito podemos optar por utilizar produtos congelados para nos facilitar a vida. Não é comum aqui em casa utilizarmos produtos congelados, mas sei que alguns de vocês podem ter de recorrer a este tipo de alimentos. Para que o veganismo não seja um estorvo há falta de tempo, venho apresentar-vos uma boa alternativa sem deixarem de seguir o veganismo por causa da falta de tempo.

O IKEA tem agora à venda nas lojas as Almôndegas / Bolinhas de Vegetais, podem ver mais em
IKEA – Almôndegas vegetarianas. Estas bolinhas de vegetais, são ultracongeladas e pré-cozinhadas. Não é algo para se consumir com muita frequência pois para além de não serem preparadas em casa, ainda contêm óleo de colza. Podem ler mais sobre o óleo de colza em: Porque não consumir: Óleo de Canola ou Colza.

Para esta receita utilizei batatas fritas sem óleo, utilizando a fritadeira de ar quente que comprei recentemente no Lidl. Podem ler mais sobre este equipamento em Fritadeira de Ar Quente da SilverCrest. É um equipamento que aconselho, porque podem preparar imensas receitas sem utilizar óleo, com o mesmo sabor e sem culpas no momento de comer. O ketchup que utilizei nesta receita pertence às receitas da Aplicação da Veggitable. Para saberem mais sobre esta aplicação para smartphones: App Veggitable – Receitas Saudáveis e Vegans. Podem fazer o download da aplicação em: Aplicação Veggitable – Receitas Saudáveis e Vegans.

No meu livro Cozinha 100% Vegetal e Saudável, também vão encontrar uma receita de Almôndegas deliciosas e totalmente caseiras.

Ingredientes:

    Grão de bico (18%), ervilhas (14%), cenoura (14%), pimento vermelho (14%), milho (14%), couve (10%), proteína de ervilha, cebola (3%), óleo de colza, amido de ervilha, sal, açúcar mascavado, espessante (E461 – Vejam mais em Vegsafe – Ajudante vegan pessoal – a nossa aplicação que ajuda a detectar ingredientes de origem animal, possível origem animal ou origem vegetal), aromas, especiarias, plantas aromáticas.
    Conservação: manter congelado a -18 ºC ou inferior. Não recongelar uma vez descongelado.
Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 25 m
Serve 4
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • 1
    Embalagem de almôndegas/bolinhas de vegetais do IKEA
  • 6
    Batatas
  • Ketchup (aplicação veggitable - link nas instruções)
  • Flor de sal ou sal marinho, a gosto
  • Pimenta preta, a gosto

  1. No forno: pré-aquecer o forno a 180 ºC. Colocar as bolinhas de vegetais ainda congeladas num tabuleiro de forno, ligeiramente untado ou com papel vegetal e cozinhar durante 20 minutos.
  2. No microondas (700W): colcoar as bolinhas de vegetais ainda congeladas num recipiente que possa ir ao microondas e sem tampa. Aquecer durante 2 minutos por cada 5 bolas de vegetais. Mexer a meio do tempo.
  3. Acompanhe com batatas fritas temperadas com sal e pimenta – Utilizei a fritadeira de ar quente que frita batatas sem a necessidade de utilizar óleo. Vejam mais sobre este equipamento em: Fritadeira de Ar Quente da SilverCrest. Para o molho de ketchup vegan vejam a receita na Aplicação: Veggitable – Receitas Saudáveis e Vegans.
Sugestão
Acompanhem com uma salada fresca, como a Salada Verde.