Aqui em casa temos o hábito de beber em jejum água com limão todos os dias. Fazemo-lo por diversas razões uma delas porque sabemos que para além de ser ótimo para a saúde também nos ajuda a abertura do consciente a nível espiritual. O que é um tema que nos interessa muito.

Também foi uma grande ajuda para deixar de consumir café. Antes consumia muito café, não era das mais exageradas, mas 3 cafés por dia para mim já era demasiado. Até porque se não bebesse ficava com tantas dores de cabeça que mal aguentava. Quando optei por deixar de beber café, a água com limão de manhã fazia-me abstrair-me da necessidade de beber café. Confesso que no inicio sentia imensa vontade de beber café logo a seguir, mas 1 ou 2 semanas depois já não fazia parte do meu hábito diário. E hoje não sinto qualquer necessidade, nem para tirar sono.

Beber água morna com limão todas as manhãs é excelente para manter uma ótima saúde. Mas porquê? Porque para além de conter uma boa fonte de vitamina C, o limão ainda é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fibras, magnésio e potássio. Tudo isto permite ao limão ser um perfeito antioxidante, mas também um anti-inflamatório e desintoxicante. Beber a água com limão todas as manhãs principalmente na altura do frio, também protege de gripes e constipações, uma vez que fortalece o sistema imunitário.

O limão tem uma ação alcalinizante, o que deixa o pH do sangue menos ácido. Mas para que o organismo faça uma boa absorção do limão, é importante bebe-lo com água morna (para se aproximar da temperatura do nosso organismo) e em jejum que é a altura em que o sangue está mais ácido. Depois deve-se esperar 15 a 30 minutos antes de tomar o pequeno almoço para que ele possa ser absorvido pelo organismo.

No final do artigo, podem ver como preparar a vossa água morna com limão de forma muito rápida. Todas as manhãs bebam esta água com limão acabadinha de preparar para conseguirem todos os seus benefícios.

12 vantagens de beber água morna com limão, todas as manhãs:

  1. Equilibra o pH – Porque reduz a acidez do sangue e torna-o mais alcalino. O que equilibra o pH e torna o nosso organismo pronto para funcionar correctamente.
  2. Fortalece o sistema imunitário – O limão por ser muito rico em vitamina C deixa o sangue mais alcalino, aumenta as defesas do organismo e deixa-o mais resistente a doenças.
  3. Ajuda a controlar ou perder peso – Por conter fibra o limão ajuda a melhorar o trânsito intestinal, ajudando também na libertação de toxinas.
  4. Melhora o aspecto da pele – O poder antioxidante do limão ajuda a eliminar o acne, rugas e manchas. Isto porque desintoxica o sangue e mantém uma pele mais bonita, jovem e radiante.
  5. Melhora a digestão – Como é rico em vitaminas e minerais, o limão também melhora a digestão porque reduz as toxinas do organismo. Mas não só, também ajuda em sintomas de azia, arrotos, e inchaço.
  6. Limpa o organismo – Ajuda a libertar as toxinas acumuladas no organismo, ajudando também muito em situações de prisão de ventre.
  7. Ajuda a deixar o café – Ao começar a manhã com água morna e limão também ajuda a deixar o café, porque a necessidade de cafeína deixa de ser necessária. E começa o dia muito mais saudável.
  8. Melhora o hálito – Também ajuda nos problemas de gengivite e dor de dentes. Mas porque o limão pode corroer o esmalte dos dentes, é aconselhado lavar os dentes antes de beber a água com limão ou esperar algum tempo depois de a beber.
  9. Combate infecções virais – A água com limão é a melhor forma de combater infecções, dores de garganta e tosse. Também é indicado para quem sofre de asma ou alergias.
  10. Mantém a calma e a paz – Todos os dias absorvemos o stress diário, ao beber água com limão ajuda a libertar essa poluição do nosso organismo e deixa-nos mais tranquilos e em paz.
  11. Glândula pineal – Por ser uma fruta bastante alcalina, também ajuda a desenvolver a glândula pinieal, uma glândua que está bastante associada à união do corpo e da alma.
  12. Repõe a energia – O limão ajuda a repor a energia do corpo, também reduz a depressão e a ansiedade. E o aroma do limão ainda ajuda a acalmar o sistema nervoso e devolve a calma.

Algumas situações que devemos ter em atenção quando consumimos água morna com limão.

Devido ao alto teor de ácido cítrico, o sumo de limão pode enfraquecer o esmalte dos dentes. Assim para reduzir este risco, recomenda-se não beber o sumo de limão puro e sim misturar o limão em água morna para atenuar estes efeitos. Outra forma de ajudar a prevenir a sensibilidade dentária, é beber este sumo de limão através de uma palhinha.

É importante beber esta água morna com limão apenas 1 vez por dia e nunca exagerar nesta dose ou ainda beber outras bebidas ácidas durante o dia, para que não se criem efeitos adversos durante este consumo.

Algumas desvantagens do consumo excessivo:

  • Dentes mais sensíveis aos alimentos quentes ou frios
  • Erosão dentária
  • Enfraquecimento do esmalte dos dentes
  • Dores de estômago

Nota: Fica aqui também uma nota que quem tem problemas de gastrite, acidez, irritação de mucosa ou ulceras, devem primeiro falar com o médico. Uma vez que o limão é ácido e poderia piorar os sintomas.

RECEITA – ÁGUA COM LIMÃO

Vegan Bimby Cru Sem Glúten Macrobiótica Preparação Previa
Dificuldade Fácil
Duração 5 m
Serve 1
csp - Colher de Sopa | cch - Colher de Chá
Ingredientes
  • ½
    Limão
  • 200ml
    água, morna

  1. Esprema o limão, num espremedor de citrinos (ou directamente no copo).
  2. Adicione a água morna, mexa e coloque no copo.
Dica
Beba todas as manhã acabado de fazer, para aproveitar todas as propriedades do limão e da água morna. (nunca adoce esta bebida porque o açúcar faz precisamente o oposto ao limão)