Este artigo serve para vos explicar como funcionam as abreviaturas aqui no site, na secção de Receitas. Utilizamos as abreviações CSP e CCH que significam Colher de Sopa e Colher de Chá respectivamente.

Estas abreviações servem para alguns propósitos, um deles é tornar a apresentação do site mais equilibrado e mais limpo, sem as costumes palavras como c. sopa e c. chá ou colher de sopa e colher de chá, cada vez que indico uma medida dos ingredientes. Também nos países onde se fala a língua inglesa (Estados Unidos, Inglaterra, etc) utilizam-as as abreviaturas TBSP (Table Spoon – “Colher de Sopa”) e TSP (Tea Spoon – “Colher de Chá”). Procurei algumas vezes como abreviar as colheres medidoras em Portugal e nunca encontrei nada que estivesse bem definido. Em Portugal falta-nos estas abreviações e como tal resolvi implementar estas abreviações das medidas das colheres aqui no site na secção de Receitas.

Se tiverem algum blog, site, ou algum local onde escrevam receitas, sintam-se livres de utilizar estas abreviaturas das vossas colheres medidoras nas receitas e manterem também o vosso site mais “limpo” e organizado.

Existem ainda outras abreviaturas que se utilizam muito no Brasil que são as x (Xícara) xcf (Xícara de Café) xíc (Xicara de Chá) cs (Colher de sopa), cc (Colher de Chá), csb (Colher de Sobremesa) e ccf (Colher de Café). A utilização de apenas duas letras pode confudir quando se trata de CS (Colher de Sopa) porque também pode parecer (Colher de Sobremesa) e para não haver erros o melhor é utilizar no mínimo 3 letras na abreviatura. Logo CSP (Colher de Sopa) e CCH (Colher de Chá) ou CSB (Colher de Sobremesa) é mais simples e directo. Apesar de que eu nunca utilizo nas minhas receitas a medida das Colheres de Sobremesa, porque acho uma medida que não é bem definida em termos de tamanho. Tanto aqui no site como na aplicação Veggitable – Receitas Saudáveis e Vegans, utilizo sempre CSP e CCH para Colher de Sopa e Colher de Chá respectivamente. As colheres medidoras que utilizo nas minhas receitas (livro, site e aplicação) – podem ver em: Colheres Medidoras. Normalmente as colheres medidoras mais correctas têm apenas colheres de chá e colheres de sopa e normalmente não têm colher de sobremesa.

Mesmo que não se lembrem ao inicio o que significa CSP e CCH, em todas as receitas do site podem passar o rato do computador (se estiverem no computador) ou com o dedo (se estiverem no telemóvel (smartphone)) por cima da abreviatura da medida e por cima aparece escrito o significado Colher de Sopa e Colher de Chá respectivamente. Espero que gostem desta explicação e utilizem nas vossas indicações de ingredientes.